Sociologia, perguntado por EmanuellaAlencar, 9 meses atrás

Considere o trecho a seguir.

Florestan Fernandes é o fundador da sociologia crítica no Brasil. Toda a sua produção intelectual está impregnada de um estilo de reflexão que questiona a realidade social e o pensamento. As suas contribuições sobre as relações raciais entre negros e brancos, por exemplo, estão atravessadas pelo empenho de interrogar a dinâmica da realidade social [...].

IANNI, Otávio. A sociologia de Florestan Fernandes. Estudos Avançados, v. 10, n. 26, p. 26, 1996.

A respeito das análises de Florestan Fernandes sobre a questão racial e o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas a seguir.

A
No fim do século XIX, com o fim do trabalho escravo e a Proclamação da República, os afrodescendentes conquistaram melhores condições, como habitação digna e alfabetização.

Verdadeiro
Falso

B
Além de dificuldades materiais, os afrodescendentes enfrentam as barreiras simbólicas impostas pelo “preconceito de cor”.

Verdadeiro
Falso

C
No século XX, mesmo não existindo leis de discriminação racial, observaram-se grandes disparidades entre brancos e negros no que diz respeito à renda.

Verdadeiro
Falso

D
Assim como Gilberto Freyre, Florestan Fernandes percebe que a miscigenação no Brasil é a solução para superar diferenças e desigualdades sociais.

Verdadeiro
Falso

E
O trabalho escravo, que durou mais de 3 séculos no Brasil, resultou em desigualdades sociais e econômicas que caracterizam a sociedade brasileira.

Verdadeiro
Falso

Soluções para a tarefa

Respondido por RicardoRamos1998
0

A sequência correta sobre a sociologia brasileira e a obra de Florestan Fernandes é: F-V-V-F-V.

Para isso, é preciso compreender a obra de Florestan Fernandes e o tema das relações raciais no Brasil.

Florestan Fernandes e as relações raciais brasileiras

O sociólogo Florestan Fernandes dedicou parte de sua reflexão para analisar as relações raciais brasileiras, constatando a desigualdade e a falta de direitos da população negra após a Proclamação da República, ressaltando o tema do preconceito de cor.

Além disso, as desigualdades raciais se mantinham mesmo sem uma legislação de discriminação racial evidente, partindo de uma sociologia distinta daquela realizada por Gilberto Freyre, compreendendo a sociedade brasileira a partir da mazela da escravidão.

Para mais sobre Florestan Fernandes, leia: https://brainly.com.br/tarefa/47881106

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes