Considere o trecho a seguir:
“A Política Nacional de Defesa interessa a todos os segmentos da sociedade brasileira. Baseada nos fundamentos, objetivos e princípios constitucionais, alinha-se às aspirações nacionais e às orientações governamentais, em particular à política externa brasileira, que propugna, em uma visão ampla e atual, a solução pacífica das controvérsias, o fortalecimento da paz e da segurança internacionais, o reforço do multilateralismo e a integração sul-americana”.
Fonte: MINISTÉRIO DE DEFESA. Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa, p. 11
A partir dos conteúdos discutidos na disciplina de Estudos Estratégicos, assinale a alternativa que apresente, corretamente, um dos efeitos positivos da elaboração da Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa.
A O estabelecimento de um canal de comunicação formal sobre a defesa nacional entre o Congresso, o poder Executivo e as Forças Armadas
B A criação de um mecanismo direto de controle civil sobre o processo de tomada de decisão estratégica sobre a defesa nacional.
C A instauração de uma ferramenta formal de controle do Poder Executivo por parte das Forças Armadas.
D A criação de redes de publicidade e conscientização da importância das Forças Armadas para a manutenção da ordem pública.
E O estabelecimento de um canal de interação contínuo entre as Forças Armadas e a sociedade civil, no qual as demandas civis podem ser ouvidas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa "A"
Explicação:
Respondido por
2
Letra A: pode-se apontar a criação de um canal de comunicação federal entre a defesa e o congresso nacional como um dos vários efeitos positivos da elaboração da Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa.
A Defesa de um país é algo fundamental para garantir sua soberania, de modo que o Ministério da Defesa precisa estar em sinergia com as outras instituições e instâncias de poder em um país, inclusive com o Congresso Nacional.
Abraços!
Perguntas interessantes