Considere o texto da historiadora Maria de Fátima Gouvêa sobre o período das regências no Brasil (1831-1840): "O Ato Adicional de 1834 transformou os Conselhos Gerais das Províncias em assembleias legislativas provinciais, tendo ainda ampliado o número de representantes provinciais reunidos no âmbito do legislativo provincial, ficando essas assembleias encarregadas de auxiliar os presidentes de província na gestão administrativa sob sua jurisdição." ( GOUVÊA, M. F. O império das províncias. Rio de Janeiro, 1822-1889. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 19.) A MEDIDA DESCRITA PELO TEXTO POSSUI, EXPLICITAMENTE, UM PERFIL *
a) autoritário.
b) federalista.
c) descentralizador.
d) centralizador.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Resposta: C- descentralizador e progressista
Explicação:
Respondido por
6
A medida citada tem caráter progressista e descentralizador. Deste modo podemos concluir que a resposta desta questão é a terceira, letra “C”.
É possível analisar o caráter descentralizador quando entendemos que as decisões não serão tomadas apenas em uma pessoa, e podem ser consultadas com determinados cargos.
O caráter descentralizador é definido justamente por isso, como são tomadas as decisões de um governo. Em monarquias por exemplo, ou em ditaduras vemos o ápice da centralização de poder decisivo.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/1168918
Anexos:
Perguntas interessantes