Considere o texto abaixo para responder à questão. O que houve em Canudos e continua a acontecer hoje, no campo como nas grandes cidades brasileiras, foi o choque do Brasil "oficial e mais claro" com o Brasil "real e mais escuro" (...). Euclides da Cunha, formado, como todos nós, pelo Brasil oficial, de repente, ao chegar ao sertão, viu‐se ofuscado pelo Brasil real de Antônio Conselheiro e seus seguidores. Sua intuição de escritor de gênio e seu nobre caráter de homem de bem colocaram‐no imediatamente ao lado do Conselheiro, para honra e glória do escritor. De modo que, entre outros erros e contradições, só lhe ocorreu, além da corajosa denúncia do crime, pregar uma "modernização" que consistiria, finalmente, em conformar o Brasil real pelos moldes do Brasil oficial. Isto é, uma modernização falsificadora e falsa, que, como a que estão tentando fazer agora, é talvez pior do que uma invasão declarada. Esta apenas destrói e assola, enquanto a falsa modernização, no campo como na cidade, descaracteriza, assola, destrói e avilta o povo do Brasil real. Ariano Suassuna. Folha de S. Paulo, 30/11/1999. Adaptado. a) Identifique e explique dois elementos da questão agrária brasileira contemporânea que justificam a expressão "falsa modernização no campo". b) Descreva uma característica comum entre o movimento de Canudos e os movimentos sociais que atuam no campo brasileiro na atualidade.
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a. Os elementos da questão agrária brasileira contemporânea que justificam a expressão "falsa modernização no campo" são basicamente o fato de que há a concentração fundiária e a concentração de capital, de modo que a modernização no campo só ocorreu para os grandes proprietários.
b. Pode-se descrever uma característica comum entre o movimento de Canudos e os movimentos sociais que atuam no campo brasileiro na atualidade o fato de que eles buscam por melhores condições de vida e de trabalho, além de lutarem contra os latifúndios.
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