Considere o texto abaixo.
Há no Romantismo nacional uma expressão evidente do culto da nacionalidade, o qual, tomado num sentido mais amplo, se manifesta também em lutas pela afirmação da liberdade política e determina a exaltação de valores e tradições. Esse sentimento é tomado também nos seus aspectos sociais, sob o apanágio dos direitos do homem livre, razão de ser do movimento abolicionista e matéria para o romance, para o teatro e para a poesia da época.
CANDIDO, Antonio e CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira I. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1974. p. 207-208 (adaptado).
Deve-se depreender do texto que, no século XIX:
A) há uma relação de causa e efeito entre a eclosão do movimento abolicionista e a do indianismo.
B) a poesia abolicionista de um Castro Alves integra a valorização que então se empresta à luta pelos direitos humanos.
C) a rique
Soluções para a tarefa
Letra C: o texto de certo modo aponta que a riqueza do teatro, da ficção e da poesia da época é integralmente devedora do sentimento nacionalista. sendo que ele poderia gerar muitas críticas, tal como é o caso de Castro Alves, que criticava diretamente a bandeira Republicana que manteve elementos do Império.
Na visão de Castro Alves, as cores da bandeira representariam uma herança do período colonial e do Primeiro e Segundo Reinados, onde a escravidão ainda ocorria. É uma forma dele culpabilizar o Império Português e Brasileiro pela escravidão dos negros africanos.
Resposta:
Letra B) a poesia abolicionista de um Castro Alves integra a valorização que então se empresta à luta pelos direitos humanos.
Explicação:
A poesia de Castro Alves denuncia o escravagismo no Brasil, buscando o apoio da população. O poeta visava convencer seus leitores dos maus-tratos sofridos pelos escravizados. Desse modo, sua poesia foi favorável à luta pelos direitos humanos.