Geografia, perguntado por carolmarigg9449, 9 meses atrás

Considere o texto a seguir: Uma em cada oito pessoas no mundo não tem acesso à água limpa. 3,3 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a doenças relacionadas com a água. Lavar as mãos com sabão pode reduzir diarreias em 45%. Desde 1986, a campanha contra os vermes do gênero Filaria, baseada na adoção de um filtro de água, diminuiu em 99,9% os casos de contaminação. (Fonte: National Geographic. Abril 2010, Ano 10, n. 121. p. 140.) Com base na chamada da reportagem, é correto afirmar: a) O crescente adensamento urbano somado ao precário acesso ao saneamento básico aumenta o volume de esgotos não tratados e não coletados, ampliando os riscos à saúde pública. b) Lavar as mãos antes das refeições, no preparo e manipulação de alimentos, depois de ir ao banheiro ou entrar em contato com fezes mostrou-se menos eficiente na prevenção de diarreias que os atendimentos médicos. c) A distribuição geográfica das fontes de água e das áreas de descarte de esgotos não tratados são fenômenos com baixa correlação entre si no que se refere ao surgimento de epidemias. d) Cada uma das chamadas da reportagem se refere a problemáticas ligadas à água, saneamento básico e políticas públicas de prevenção de doenças presentes equitativamente em países desenvolvidos e em desenvolvimento. e) Cada uma das problemáticas citadas no texto restringe-se a países e populações de clima desértico, cuja cultura os impediu de criar hábitos que auxiliariam a prevenir doenças provenientes da qualidade das águas

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
3

Letra a) O crescente adensamento urbano somado ao precário acesso ao saneamento básico aumenta o volume de esgotos não tratados e não coletados, ampliando os riscos à saúde pública.

O adensamento urbano, em decorrência do processo acelerado e desenfreado de urbanização compreende fator determinante para a ocorrência de aglomerados, além de situações de esgoto e saúde pública cada vez mais agravados.

Isso ocorre quando o planejamento urbano se soma à ausência de políticas públicas adequadas, ocasionando um cenário de sujeira, ausência de saneamento, permitindo a proliferação de uma grande quantidade de doenças, por exemplo.

Perguntas interessantes