Considere o texto a seguir: “Notamos que, na Antiguidade, a Hélade (Grécia) era uma abstração, uma vez que os gregos antigos nunca tiveram uma unidade política ou territorial. Basta percebemos a existência de grande número de comunidades estabelecidas no período arcaico, porém diferentes das cidades-estado no período clássico, plenamente estabelecidas.” BANHOS, J. A.; ROCHA, J. A. Os gregos antigos. In: VENTURINI, R. L. B. Antiguidade Oriental e Clássica: economia, sociedade e cultura. Maringá: EDUEM, 2010, p. 37 A partir dessa temática, analise as seguintes afirmativas: I. Os povos antecedentes dos gregos tiveram origens diversas e nem sempre foram coexistentes. II. A região do que conhecemos por Grécia não possuía unidade política, isto é, durante a sua existência independente não houve a formação de um reino grego. III. “Hélade” é uma denominação romana, uma vez que os gregos se reconheciam como originários da “Grécia”. Estão corretas apenas as afirmativas: Alternativas Alternativa 1: I. Alternativa 2: II. Alternativa 3: III. Alternativa 4: I e II. Alternativa 5: I, II e III.
Soluções para a tarefa
I é verdadeira, de modo que os gregos são descendentes de povos bastante distintos entre si e que não existiram durante a mesma época, como os jônios e os cretenses.
II é verdadeira, a "Grécia" era um amontoado de povos e civilizações que viviam naquela região geográfica e tinham algumas características culturais em comum, mas não uma unidade política.
III é falsa, o termo é grego, sendo o modo como os próprios gregos referem-se a si mesmos até os dias atuais.
É correta a alternativa 4.
Apenas essas duas opções estão corretas :
I. Os povos antecedentes dos gregos tiveram origens diversas e nem sempre foram coexistentes.
II. A região do que conhecemos por Grécia não possuía unidade política, isto é, durante a sua existência independente não houve a formação de um reino grego.