-Considere o texto a seguir. "Nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador na oposição..." (Oliveira Viana) O texto se refere
a) à política positivista durante a 1 República no RS, que se orientava pela doutrina de Augusto Comte e tinha como um de seus lemas: "conservar melhorando".
b) ao conflito político entre o partido português, que queria conservar o Brasil nas mãos de Portugal, e o partido brasileiro, que queria libertar o Brasil da dominação colonial, no início do século XIX.
c) à política parlamentar no Império Brasileiro, que fazia aparentemente distinção entre políticos liberais e conservadores.
d) à ideologia liberal inglesa, vinda para o Brasil no século XIX, que entrou em conflito com a liberal norte-americana, divulgada desde a Conjuração Mineira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta:[C]
Explicação:
c) à política parlamentar no Império Brasileiro, que fazia aparentemente distinção entre políticos liberais e conservadores.
A alternativa correta sobre a que período o texto apresentado se refere é a letra c) à política parlamentar no Império Brasileiro, que fazia aparentemente distinção entre políticos liberais e conservadores.
No Império Brasileiro, mais especificamente no Segundo Reinado, que durou dos anos 1840 a 1889, houve no país uma grande difusão política entre liberais e conservadores.
Dois partidos eram os principais do período, sendo o Partido Conservador formado por regressistas e o Partido Liberal formado pelos progressistas.
A maior diferença entre eles é que os conservadores priorizavam um governo imperial forte e centralizado, que detivesse o poder, enquanto que os liberais desejavam uma descentralização, fazendo com que as províncias se tornassem mais fortes. No entanto, as duas ideologias combinavam entre si, e não eram assim tão diferentes.
Leia mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/10428195