História, perguntado por alu88, 10 meses atrás

Considere o texto a seguir: NADA É IMPOSSÍVEL DE MUDAR (Eugen Berthold Friedrich Brecht) "Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar". As asserções abaixo emitem considerações sobre o texto e alguns princípios do campo de estudo da História. Analise-as: I. O texto de Bertolt Brecht reforça a ideia de que não há necessidade de uma prática docente marcada pelo incitamento intelectual do educando. Antes, é necessário uma ação pedagógica que naturalize as ordens sociais. PORQUE II. O excerto sugere a interpretação das realidades sociais e individuais enquanto frutos de processos históricos, e defende a necessidade de transformação de determinados quadros sociais, danosos ou inadequados. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
12

I é falsa. O que Brecht defende é justamente o oposto: que as estruturas sociais que não são consideradas adequadas devem ser substituídas e nada deve ser visto como "natural" ou "necessário", pois a sociedade é uma construção humana que atende a interesses particulares.

II é verdadeira, representando a posição profundamente crítica que Brecht adota perante a sociedade, criticando nela a manutenção de tendências e estruturas sociais danosas para a coletividade e defendendo a mudança que proponha ganhos para a coletividade.

É correta a alternativa 4.

Perguntas interessantes