Considere o texto a seguir: "Existem hoje no Brasil cerca de 500 comunidades remanescentes de quilombos, ou seja, comunidades negras rurais que permaneceram nos locais onde, no passado escravagista, formaram-se os quilombos. Muitas delas mantêm algumas tradições africanas, ocupando a terra coletivamente. Estão espalhadas pelo Brasil inteiro, principalmente pelo Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná." (VÓVIO, Cláudia Lemos (coord.). Viver, aprender: educação de jovens e adultos. São Paulo: Global, 2002. p. 227.) Com base no texto e em conhecimentos sobre a expressão espacial dos grupos sociais, é correto afirmar que os quilombos: a) testemunham espacialmente a luta contra a opressão do regime escravagista no Brasil. b) são aglomerados de desocupados e vagabundos que se negaram ao trabalho honesto. c) expressam geograficamente o banimento do racismo no Brasil com a abolição da escravatura. d) são expressões espaciais daqueles que negam suas raízes africanas. e) foram fundados pelos senhores de engenho, que para lá enviavam negros cativos desobedientes.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
É correta a alternativa A, sendo os quilombos (palavra africana que quer dizer "esconderijo") uma possibilidade de subsistência econômica para os escravizados que haviam conseguido fugir dos seus captores.
Como representava um "abrigo" para os fugitivos, os quilombos eram duramente reprimidos pelos latifundiários, que contratavam expedições militares particulares, lideradas por bandeirantes, para atacar e destruir o quilombo, executar seus líderes e recuperar o controle dos que estivessem lá abrigados.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Pedagogia,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás