Considere o seguinte texto de Joaquín Herrera Flores:
"Ao universal, há que se chegar – universalismo de chegada ou de confluência – depois (não antes) de um processo de luta discursivo, de diálogo ou de confrontação em que se rompam os preconceitos e as linhas paralelas. Falamos do entrecruzamento de propostas, e não de uma mera superposição" (HERRERA FLORES, 2009, p. 162).
Considerando as informações apresentadas no texto avalie as afirmações a seguir:
I) A teoria crítica de direitos humanos defendida por Joaquín Herrera Flores não concorda com a máxima de que os direitos humanos são naturalmente universais.
II) Ao afastar que os direitos humanos são bens naturais, a teoria crítica os considera bens culturais.
III) Como produtos culturais os direitos humanos são garantidos a todos, independentemente de seu contexto social.
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A partir da teoria crítica levantada por Joaquín Herrera Flores, é possível afirmarmos que apenas a afirmativa I está em alinhamento com o pensamento do autor sobre os Direitos Humanos. Por isso, a alternativa D deve ser assinalada como correta.
Considerações dos Direitos Humanos, segundo H. Flores:
- Direitos Humanos jamais foram naturalmente universais, até porque apenas uma pequena porção da população mundial tem acesso a eles.
- Os Direitos Humanos devem ser considerados como nascidos juntamente com a vida da pessoa, sendo bens de ordem natural.
- Na verdade não há nas sociedades uma garantia dos Direitos Humanos para todos, variando conforme cada contexto social.
Complemento da questão:
a. I, II e III
b. I e II, apenas
c. II e III, apenas
d. I, apenas
e. III, apenas
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