ENEM, perguntado por renatasaid, 2 meses atrás

Considere o seguinte texto Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A partir do excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, a educação não é responsável constitucionalmente por formar cidadãos em sua totalidade e, sendo assim, não se configura como um dever do Estado promové-la de forma universal

PORQUE

II. É de competência da educação preparar o homem para o mercado de trabalho, desenvolvê-lo como ser humano integral e como individuo cidadão. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

1 As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2 As asserções l e ll são verdadeiras,mas a ll não é uma justificativa correta da I
3 A asserção l é uma proposição verdadeira e a Il é uma proposição falsa.
4 A asserção l é uma proposição falsa e a Il é uma proposição verdadeira.
5 As asserções l e ll são falsas.​


silviayw8: acredito que alternativa 2 seja a correta.
Jieovana2002: alternativa 4 pois é dever do estado garantir, juntamente a sociedade, a educação, desenvolvimento do indivíduo, seu preparo para a cidadania e qualificação para o trabalho conforme o art. 205 da Constituição Federal de 1988.
joseanealine78763: É a 4?
eduardovinte: É a 4 com certeza. A I está incorreta pois é Constitucionalmente obrigação sim. Já a II está correta.
joicefin: É a 4 com certeza
arqlucianamsantos: concordo, acredito ser a 4
odairsalgado: as duas corretas porém a ll não é uma justificativa da l
odairsalgado: E o artigo 205 expressa que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração de toda a sociedade para o desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.as duas corretas porém a ll não é uma justificativa da l. vamos pesquisar antes de por resposta errada aqui gente....
odairsalgado: perdão pessoal mas vou com a 4 tbm...
marcinhaacamiloto: concordo, acredito ser a 4

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
108

Sobre a educação na Constituição, 4. A asserção l é uma proposição falsa e a Il é uma proposição verdadeira.

O papel da Constituição

  • A Constituição Federal de 1988 é chamada de Constituição Cidadã por ter sido elaborada para fins de redemocratização no Brasil.

  • Assim, nela, há pressupostos de direitos humanos, que priorizam o ser humano e sua dignidade como pessoa, acima de tudo.

  • O Art. 5º da Carta Magna explicita os direitos que o povo têm e que são assegurados pelo poder estatal. Princípios como direito à vida, à isonomia, à propriedade privada, à saúde e à educação são fundamentais e estão presentes em toda a Constituição de 1988.

  • Assim, a educação, por ser um direito fundamental, é democrático, pois serve para todos e assegura o ser humano a ser mais instruído e tornar-se um ser para a vida social.

Saiba mais sobre a Constituição em: brainly.com.br/tarefa/10613846  

Anexos:

odairsalgado: em sua totalidade não, senão onde fica o papel da família e da sociedadde.
odairsalgado: perdão a resp .correta é a 4 mesmo
Respondido por jeffunicesumar
31

Resposta:

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Explicação:

Conforme vídeo de SCG.


silviayw8: Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
Explicação Alternativa 1: material de estudo SCG Resposta Pag. 8 )DIREITO A EDUCAÇÃO - 3158-10137-1-PB) O direito à educação não é dever somente do Estado, mas também da família e em colaboração com a sociedade, como bem dispõe e já mencionado art. 205 da Carta Constitucional. EXPLICAÇÃO alternativa 2: (Resposta no final da pag. 22 (A Constituição Federal de 1988 e o Direito à Educação).
Perguntas interessantes