Considere o seguinte problema: Uma senhora muito devota entra numa igreja e faz a seguinte proposta ao santo: - Se você dobrar a quantia em dinheiro que eu tenho na bolsa eu dou 10 reais para as obras de caridade. Qual não foi a surpresa da senhora, quando, ao abrir a bolsa e perceber que o santo havia cumprido a parte dele! Então, a senhora tirou 10 reais e deu para as obras de caridade. Querendo bancar a espertinha, a senhorinha entra em outra igreja e faz a mesma proposta para outro santo. Realizado o milagre, a senhora tira dez reais da bolsa e dá para as obras de caridade desta outra igreja. Quando a senhorinha saiu da segunda igreja e abriu a bolsa, percebeu que não tinha nenhum dinheiro.
a) Escreva a equação que descreve o problema
b) Quanto a velhinha tinha na bolsa ao entrar na 1º igreja?
Soluções para a tarefa
Olá!
Questão a)
Ela tinha um valor na bolsa que vamos chamar de "x".
O santo dobrou esse valor e ela deu 10 reais para caridade. Então ela ficou com:
2x - 10 = y
Onde "2x" é dobro do valor inicial que ela tinha, - 10 foi o que ela deu pra caridade e "y" foi o valor restante que ficou na bolsa dela.
Ela foi para outra igreja com um valor "y" na bolsa e outro santo dobrou esse valor, ou seja, ela ficou com 2y na bolsa. E como ela deu 10 reais pra caridade, ficou com 0 na bolsa. Ou seja:
2y - 10 = 0 → Encontrando o valor de "y"
2y = 10
y = 10 ÷ 2
y = 5
Como 2x - 10 = y , e y = 5, a equação que representa o problema é:
2x - 10 = 5
Questão b)
O valor que ela tinha quando entrou na primeira igreja é "x".
2x - 10 = 5
2x = 5 + 10
2x = 15
x = 15 ÷ 2
x = 7,5
Quando ela entrou na primeira igreja ela tinha R$7,50 na bolsa.
:)