Direito, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Considere o seguinte fragmento do texto acima: "Todavia, um caso em particular está chamando a atenção dos investigadores. Trata-se do corpo de um indivíduo do sexo masculino, encontrado próximo aos escombros, com sinal de pancada na cabeça. Esse corpo foi reconhecido como sendo de José Bonifácio, o homem que costumeiramente fazia uso de drogas, "crack", no interior do edifício, e que, de acordo com as testemunhas, estava brigando com sua esposa quando o incêndio começou. A vítima, diferentemente das demais encontradas nos escombros, não tinha sinais de queimaduras, mas apresentava uma pancada na cabeça e diversas escoriações e fraturas pelo corpo, típicas de queda". No âmbito da Medicina Legal, em especial no estudo da Traumatologia, examinam-se espécies de energias que causam danos ao corpo, bem como o diagnóstico, o prognóstico e as implicações dos atos de violência. Pela narrativa destacada, qual modalidade de energia provocou as lesões no corpo de José Bonifácio? A qual espécie de ação, dentro do gênero da energia respondida, amoldam-se os ferimentos sofridos por José Bonifácio? Como tais constatações, inseridas na prática da Medicina Legal, podem ser determinantes para definir a causa da morte de José Bonifácio?

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
8

Dentro da classificação das energias da Medicina Legal, os ferimentos no corpo de José Bonifácio foram causados pela energia mecânica.  

Os ferimentos encontrados são, conforme o texto, oriundos de queda, sendo essa um resultado do impacto do corpo humano contra um objeto sólido (no caso, o chão). O corpo estava em movimento e encontrou o chão, sendo o meio passivo.

A análise das características corporais é imprescindível para a determinação da causa mortis de José Bonifácio, pois levam à determinação conforme o tipo de ferimento encontrado.

Perguntas interessantes