Considere o seguinte caso clínico: "O farmacêutico dispensou a um paciente asmático, com infecção pulmonar, o medicamento glibencamida, um hipoglicemiante oral, ao invés do medicamento amoxicilina. O paciente, devido à alta dosagem de glibencamida, teve dano cerebral permanente. O farmacêutico foi julgado culpado, com 75% da responsabilidade, e o médico também foi responsabilizado, devido à legibilidade da prescrição, prejudicada pela grafia". Acerca disso, assinale a alternativa correta.
A) Para evitar esse problema, o farmacêutico deve cadastrar seus pacientes, registrando os medicamentos usados e estimulando seu uso.
B) O farmacêutico sempre deve notificar as reações químicas, bem como qualquer desvio de qualidade e regularidade de medicamentos e outros produtos da drogaria em fichas próprias.
C) Trata-se de um caso típico de erro de medicação.
D) Segundo a Organização Mundial de Saúde, esse é um caso típico de reação adversa a medicamento, ou RAM.
E) O farmacêutico deve estimular a venda de medicamentos no estabelecimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
C) Trata-se de um caso típico de erro de medicação
Respondido por
0
Com relação ao caso clínico listado sobre a alta dosagem de glibenclamida em um paciente asmático, podemos concluir que trata-se de um caso típico de erro de medicação.
Glibenclamida
A glibenclamida é um remédio comumente indicado para casos de diabetes do tipo 2, em que os níveis de açúcar no corpo não são mais controlados por hábitos saudáveis como alimentação, atividades físicas e outros.
Normalmente o indicado é o consumo de 2.5 a 5mg desse medicamento por dia.
É observado que a Glibenclamida possui como possíveis efeitos colaterais:
- Hipoglicemia
- Distúrbios Visuais
- Enjoos
- Vômitos
- Diarreia
- Doença hepática
- Anemia.
Para aprender mais sobre casos clínicos, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/49719318
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes