Considere o fragmento de texto a seguir:
“O sujeito constrói estruturas – daí o termo construtivismo – ao interagir com o mundo e ao reagir biologicamente a ele, no momento dessa interação. Mas para que uma nova noção seja construída é preciso, por um lado, que o meio proporcione condições favoráveis e, por outro, que a criança esteja bem alimentada e não tenha deficiências neurológicas. É preciso também que haja subestruturas anteriores, o que em termos de desenvolvimento cognitivo significa que, para a linguagem seja desenvolvida, deve haver graduações sucessivas, estágios pelos quais deve se dar esse desenvolvimento”.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, o epistemólogo Piaget observou que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. Com base nessa afirmação, relacione as etapas que fazem parte da educação infantil às suas respectivas características:
1 – Etapa sensório-motora.
2 – Etapa pré-operatória.
( ) Compreende o período do nascimento até os 2 anos, aproximadamente.
( ) Compreende o período de 2 a 7 anos.
( ) A inteligência permite ações interiorizadas, ações mentais.
( ) A criança é considerada sem pensamentos, pois não dispõe da capacidade de representar eventos, evocar o passado e referir-se ao futuro.
( ) Tem início na noção do eu.
( ) O pensamento não é reversível – a criança não é capaz de perceber, mentalmente, que pode retornar ao ponto em que começou.
A
1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2
B 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1
D 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2
E 2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2
Explicação:
1 – Etapa sensório-motora.
2 – Etapa pré-operatória.
( 1 ) Compreende o período do nascimento até os 2 anos, aproximadamente.
( 2 ) Compreende o período de 2 a 7 anos.
( 2 ) A inteligência permite ações interiorizadas, ações mentais.
( 1 ) A criança é considerada sem pensamentos, pois não dispõe da capacidade de representar eventos, evocar o passado e referir-se ao futuro.
( 1 ) Tem início na noção do eu.
( 2 ) O pensamento não é reversível – a criança não é capaz de perceber, mentalmente, que pode retornar ao ponto em que começou.
Perguntas interessantes