Filosofia, perguntado por detcho, 3 meses atrás

Considere o excerto de texto a seguir:

Que o homem seja um animal político no mais alto grau do que uma abelha ou qualquer outro animal vivendo num estado gregário, isso é evidente. A natureza, conforme dizemos, não faz nada em vão, e só o homem dentre todos os animais possui a palavra. Assim, enquanto a voz serve apenas para indicar prazer ou sofrimento, e nesse sentido pertence igualmente aos outros animais [...] o discurso serve para exprimir o útil e o prejudicial e, por conseguinte, também o justo e o injusto; pois é próprio do homem perante os outros animais possuir o caráter de ser o único a ter o sentimento do bem e do mal, do justo e o injusto e de outras noções morais, e é a comunidade destes sentimentos que produz a família e a cidade.
ARISTÓTELES, Política. Tradução Mário da Gama Kury. 2. ed. Brasília: UNB, 1982, I, 2, 1253 a, 7-12.


A esse respeito, analise as asserções a seguir.

Em relação ao segundo aspecto comunitarista da filosofia política de Aristóteles, ou seja, o logos compartilhado e as virtudes ético-políticas, é preciso ressaltar que o homem não é um simples animal gregário, portador de uma espécie de "sociabilidade" que ele partilha com outras espécies, também solidárias, como as abelhas e as formigas. A afirmação de que o homem é por natureza um animal político retrata a ideia de que ele é o único ser que possui a capacidade discursiva, e que é capaz de fazer da linguagem um uso compartilhado com outros homens para estabelecer fins comuns.
PORQUE
O discurso só é possível pela mediação do homem como ser político, e a maneira mais adequada para analisar a dimensão do logos discursivo é, propriamente, uma forma específica de conhecimento político, o qual é definido como a ciência suprema ou arquitetônica por excelência, pois ela utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.



Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As duas asserções são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por marinesrospirski
1

Resposta: Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Explicação:


detcho: obrigado
Perguntas interessantes