Considere o excerto de texto a seguir:
O sistema de todos os conhecimentos filosóficos é a filosofia. Ela tem de ser tomada objetivamente quando por ela se entende o modelo para o julgamento de todas as tentativas de filosofar, devendo servir para julgar todas as filosofias subjetivas, cujos edifícios são, com frequência, tão diversos e cambiantes. A filosofia, nesse sentido, é uma mera ideia de uma possível ciência que não é dada in concreto em parte alguma, mas da qual procuramos aproximar-nos por inúmeros caminhos, até que seja descoberta a única vereda (Muito escondida pela sensibilidade) e a cópia, até aqui defeituosa, seja - na medida em que isso é concedido aos seres humanos - tornada igual ao modelo. Até aí não se pode aprender filosofia alguma. Pois onde está ela? quem está em sua posse? como se pode reconhecê-la? Só se aprende a filosofar, i.e., exercitar o talento da razão na observância de seus princípios universais em certas tentativas dadas, mas sempre guardando o direito da razão de investigar esses princípios em suas fontes e confirmá-los ou rejeitá-los (Crítica da Razão Pura, A 838-B 866).
De acordo com o excerto de texto e os seus conhecimentos sobre o Ensino de Filosofia no Ensino Médio, considere as assertivas a seguir:
I - Kant esclarece que só se pode chamar de Filosofia o sistema dos conhecimentos filosóficos.
II - Kant considera que a história da Filosofia é uma forma de pensamento filosófico.
III - A investigação racional se faz no sentido de confirmar ou rejeitar o que foi afirmado pelo outro.
IV - Copiar e remedar não é Filosofia, conhece-se o que os filósofos disseram por meio de seus textos e da sua história, porém o filosofar propriamente dito é aprendido na prática de reflexionar, interpretar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Explicação:
Como se vê, Kant (2012) esclarece que só se pode chamar de Filosofia o sistema dos conhecimentos filosóficos, não a sua história, não o relato, mas o raciocinar. Copiar e remedar não é Filosofia, conhece-se o que os filósofos disseram por meio de seus textos e da sua história, porém o filosofar propriamente dito é aprendido na prática de reflexionar, interpretar. A investigação racional se faz no sentido de confirmar ou rejeitar o que foi afirmado pelo outro. E isto se faz explicando seus motivos, porque sim e porque não.
Prática de ensino: Introdução aos estudos filosóficos.
Marco Antonio Cardoso. pg.16
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Informática,
9 meses atrás