História, perguntado por detcho, 11 meses atrás

Considere o excerto abaixo:

“Não custa lembrar, neste ponto, que ao findar o ano de 1822 o dia 7 de setembro não era ainda identificado como o ‘dia em que foi proclamada a independência do Brasil’. Foi no transcurso do Primeiro Reinado, por meio de lenta construção, que tal ocorreria, em prejuízo de outras datas, como 9 de janeiro de 1822 - o dia do Fico. Em 1826, um decreto da primeira legislatura do império tornou 7 de setembro um dia de ‘festividade nacional’. Todavia, os acontecimentos do dia 7 de abril de 1831 ameaçariam uma construção que punha em posição de destaque a figura do primeiro imperador”.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O gigante e o espelho. In: GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo. (Orgs.). O Brasil imperial: vol. II - 1831-1870, p. 20.

A partir da leitura e interpretação do excerto, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
D. Pedro I realizou importantes mudanças na sociedade brasileira.

Alternativa 2:
o fim do Primeiro Reinado é considerado o evento mais significativo do período imperial.

Alternativa 3:
as datas mais importantes do período imperial são atualmente desconsideradas na análise do período.

Alternativa 4:
a historiografia brasileira contemporânea foi a responsável por atribuir sentido nas relações entre as datas e os eventos marcantes do período imperial.

Alternativa 5:
o processo que ocasionou a abdicação de D. Pedro I mereceu, por parte da historiografia, uma atenção especial e talvez mais significativa do que o próprio imperador.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
4

Olá,

Conforme podemos avaliar no próprio enunciado concedido, vale ressaltar que o ano de 1822 e o dia 7 de setembro não era ainda identificado como o ‘dia em que foi proclamada a independência do Brasil", o que nos leva a crer que outras datas e festividades mencionadas no texto eram importantes.

Com isso, percebemos que durante a formação da própria história da independência do Brasil, certas datas mais importantes do período imperial são atualmente desconsideradas na análise do período.

Alternativa 3.

Abraços!


fabiobertuol: eu estava em duvida, lendo com mais atenção você está certo.
detcho: resposta correta e Alternativa 5:
o processo que ocasionou a abdicação de D. Pedro I mereceu, por parte da historiografia, uma atenção especial e talvez mais significativa do que o próprio imperador.
Respondido por ReginaBenaglia
0

A historiografia brasileira contemporânea foi a responsável por atribuir sentido nas relações entre as datas e os eventos marcantes do período imperial.

Alternativa D

Perguntas interessantes