História, perguntado por fabiodedeusrjbozqd0r, 1 ano atrás

Considere o excerto a seguir:

“Todos os dias acontecem coisas desagradáveis. Hoje de manhã prenderam o nosso bom quitandeiro, que tinha escondido em casa dois judeus. Foi um golpe muito duro para nós, não só por causa daqueles judeus que estão agora à beira do abismo, mas também por causa do pobre quitandeiro. (…)Também para nós o quitandeiro significa uma perda tremenda. A Miep e a Elli não podem carregar o saco de batatas e a nossa única saída é comer menos. Como conseguiremos isso, ainda o virá a saber, mas digo que não vai ser divertido. A mamãe propõe suprimir o café da manhã e comer a papa no almoço, e à noite batata fritas e, talvez uma ou duas vezes por semana, um pouco de salada e de legumes. Isto quer dizer: passar fome. Mas todas estas privações são preferíveis a sermos descobertos”.

Fonte: O diário de Anne Frank, Editora Zahar, 2010, p. 207.

O excerto é um relato de autoria da garota Anne Frank (1929-1945) e registrado em 25 de maio de 1944. O referido fragmento é igualmente parte da obra literária nominada “O Diário de Anne Frank”, que, publicado no ano 1947, é um documento histórico. A partir da interpretação deste texto literário e das relações entre o campo da Ciência História e da Literatura, analise as afirmativas abaixo e considere “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas.

( ) A frase “Mas todas estas privações são preferíveis a sermos descobertos” faz referência à decisão da família de Anne Frank em viver na clandestinidade e com vistas a evitar o encontro com os nazistas. Esta seria uma fonte para que um professor de História discutisse com seus alunos o quanto os indivíduos, mesmo que com limites, fazem a História.

( ) O excerto é parte daquilo que chamamos de fonte literária e gênero de ficção. A utilização deste excerto em sala de aula possibilitaria ao professor fazer apontamentos sobre o quanto os judeus foram vítimas dos nazistas e especialmente que ele considerasse a incapacidade das pessoas comuns em agirem no curso dos processos históricos.

( ) O excerto documental integra o rol de documentos nominados de Literatura. De modo mais específico, o mesmo é uma fonte literária de cunho histórico. Em conjunto com outros documentos permite uma compreensão do que o nazismo representou para diversas pessoas, no caso: dor, sofrimento e necessidade de resistência.

( ) O excerto mostra os processos de solidariedade que igualmente foram construídos no transcurso do nazismo e do Holocausto. Em sala de aula o professor poderia, a partir da problematização da ação protagonizada pelo quitandeiro citado por Anne Frank, destacar que parcela da população foi solidária aos judeus. Trata-se também de uma fonte que mostra que o comportamento social é padronizado, ou ainda, que a história é um processo não complexo.

A sequência correta é:

Alternativa 1: V, F, V, F.
Alternativa 2: V, V, F, F.
Alternativa 3: F, F, F, V.
Alternativa 4: F, V, F, F.
Alternativa 5: V, V, V, V.

Marquei a Alternativa 2: V, V, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
25

Vamos analisar cada afirmativa por vez para poder indicar, ao final, a resposta correta da questão:

1) Verdadeira. Trata-se de uma abordagem possível desde que considerada o ponto de vista fatalmente parcial e romanceado de uma obra literária.

2) Falsa. Compondo apenas um diário pessoal, os escritos de Anne Frank tiveram enorme repercussão após a Segunda Guerra Mundial e são lidos até hoje, o que invalida a ideia que pessoas comuns não podem agir no curso de processos históricos.

3) Verdadeira. Trata-se exatamente do referido.

4) Falsa. A solidariedade do quitandeiro com os judeus em plena Alemanha nazista demonstra cabalmente que o comportamento social tem desviantes significativos, sendo a história um processo complexo.

Sendo a sequência resultante V - F - V - F, a resposta correta da questão só pode estar na alternativa 1.

Respondido por realtonerpr
9

A sequência correta é:

Alternativa 1: V, F, V, F.

Perguntas interessantes