ENEM, perguntado por rhy5, 4 meses atrás

Considere o excerto a seguir: "Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem arbitrariamente, nas condições escolhidas por eles, mas sim nas condições directamente determinadas ou herdadas do passado. A tradição de todas as gerações mortas pesa inexoravelmente no cérebro dos vivos." MARX. Karl. 0 18 Brumário de Luís Bonaparte. Porto Alegre: L&PM, 2020. p. 17. Marx em 18 Brumário trata do conceito de Revolução a partir de exemplos históricos, como o de Luís Napoleão, que demonstrariam a força do passado nas rupturas históricas. Acerca dos pensamentos e teses de Karl Marx, assinale a alternativa correta: ALTERNATIVAS gente me ajudaaaaaA por favorrrrr​


raulferreiralima19: RESPOSTA CERTA "C" Para Marx, a cultura não pode ser determinada pelas condições em que as relações econômicas se desenvolvem historicamente pois não contribuem para interpretação da vida social.
anacarolbp31: Errado, é a D!

Soluções para a tarefa

Respondido por thipolido
0

A questão completa sobre os pensamentos e estudos de Karl Marx expostos no 18 Brumário apresenta cinco alternativas. A que melhor exprime os pensamentos e teses do autor é a que define que ele está se referenciando às histórias da humanidade e da luta de classes.

Sendo assim, é possível afirmar que a alternativa 4 é a correta.

O que é o 18 Brumário?

Essa obra evoca o golpe de estado de 1851, em que Luís Bonaparte instaurou o Segundo Império na França. O autor, Karl Marx, faz uma análise dos acontecimento da França nos anos antecedentes ao golpe.

É nessa obra que o autor desenvolve a tese da luta de classes, da revolução proletária, da doutrina estabelecida por parte do Estado.

Complemento da questão:

"Alternativas:

Alternativa 1: Karl Marx, considera fundamental separar o político do cientista, onde o cientista deve trazer seu conhecimento para a vida pública e a partir dele agir.

Alternativa 2: A racionalidade é, para Karl Marx, uma conquista do oriente asiático, esta capacidade de compreensão da ciência sobre os fenômenos sociais não se deu em outra sociedade.

Alternativa 3: Para Marx, a cultura não pode ser determinada pelas condições em que as relações econômicas se desenvolvem historicamente pois não contribuem para interpretação da vida social.

Alternativa 4: A história da humanidade é a história da luta de classes. A história pela superação das necessidades entre a classe dominante e a classe dominada.

Alternativa 5: Para Marx, o sentido da ação social é uma cadeia de valores considerados necessários, da qual cada um de nós constrói particularmente a importância em um sentido hierárquico."

Saiba mais sobre Karl Marx em: https://brainly.com.br/tarefa/38830313

#SPJ1

Respondido por anacarolbp31
0

Resposta:

Alternativa 4:

A história da humanidade é a história da luta de classes. A história pela superação das necessidades entre a classe dominante e a classe dominada.

Explicação:

Se Weber considera fundamental separar o político do cientista, Marx considera impossível esta obra, já Durkheim afirma, assim como seu antecessor Comte, que o cientista deve trazer seu conhecimento para a vida pública e a partir dele

agir

PAG 96

A racionalidade é, para Weber, uma conquista do ocidente europeu

PAG 94

Para Marx, a cultura é determinada pelas condições em que as relações

econômicas se desenvolvem historicamente e determinam a interpretação da vida social.

PAG 82

A máxima de Marx se coloca aqui coerente quando ele afirma que a história da humanidade é “a história da luta de classes”. A história pela superação das necessidades entre a classe dominante, as que detêm os meios de transformação da natureza em condições de sobrevivência da humanidade, e a classe dominada, ou seja, subordinada aos interesses dos detentores do controle os meios de produção

PAG 76

Logo, para Max Weber, o sentido da ação social é uma cadeia de valores considerados necessários. Da qual cada um de nós constrói particularmente a importância em um sentido hierárquico.

PAG 83

(LIVRO SOCIOLOGIA JURÍDICA)

Perguntas interessantes