História, perguntado por lanasonia, 11 meses atrás

Considere o excerto a seguir:
“Organismo que vivia em função do comércio, a cidade medieval exigia, naturalmente, liberdade, para poder manterse. Ora, a Europa Feudal apresentava-se como um conjunto de relações jurídicas hierarquizadas que determinavam, evidentemente, restrições à liberdade, e nas quais estava integrada a cidade. Devendo obediência e tributos aos Senhores, fossem eles leigos ou eclesiásticos, estavam os cidadãos — oriundos, em grande parte, dos servos fugidos aos domínios — com suas possibilidades restritas, quando não, mesmo, seriamente prejudicados no exercício de suas atividades mercantis. Daí a luta das cidades pela liberdade [...]”.
CAMPOS, Pedro Moacir. O movimento urbano na Idade Média: uma visão geral de seus principais aspectos. Disponível em: www.periodicos.usp.br/revhistoria/article/download/34999/37737 Acesso em: 14 Abr. 2020.
O processo de emancipação das cidades medievais pode ser entendido a partir

Soluções para a tarefa

Respondido por marisetesilveip95hyy
10

Resposta:

1=do Movimento Comunal.

Explicação:

O movimento comunal. Durante o feudalismo, a cidade e o campo eram dominados pelo Senhor feudal. ... No século XI, as cidades já apresentavam poder e uma grande influência econômica, assim os burgueses começaram a lutar pela sua autonomia ,organismo que vivia em função do comércio, e em relação ao feudo, surgindo assim, o movimento comunal.

Respondido por ironnaldo1
5

Resposta: Alternativa 1:

do Movimento Comuna

Explicação:  

Comunas Medievais

O Movimento Comunal, ocorrido entre os séculos XI – XII, foi organizado por burgueses que lutavam pela libertação das cidades do domínio feudal, na medida em que os senhores feudais cobravam taxas dos habitantes dos burgos, impediam o livre trânsito de mercadorias, impossibilitando assim, o desenvolvimento comercial.

De tal modo, com a formação das monarquias nacionais bem como a união dos burgueses e dos Reis, as "Comunas Medievais" ou "Cidades Francas" representavam as cidades que já possuíam certa autonomia administrativa e econômica, ou seja, que eram livres do domínio feudal das quais merecem destaque as comunas do norte da França e do centro e norte da Itália.

Perguntas interessantes