Considere o excerto a seguir: Foi contra essa perspectiva analítica (corrente historiográfica da inferioridade africana) que surgiram estudos nos anos 1940-1970, buscando construir histórias nacionais africanas, bem como “retornar ao passado em busca de elementos legitimadores” (LOPES, 2006, p. 25). Nesse aspecto, a forja de heróis nacionais e os grandes feitos deram substância a essas narrativas. Entre os principais expoentes dessa corrente historiográfica de Superioridade africana podem-se mencionar: Joseph Ki-Zerbo, A. Ajayi, B. A. Ogot, T. Obenga e Cheick Anta Diop. Esses autores, segundo a análise de Lopes (2006, p. 25), não sem críticas, apresentavam em seus discursos o “nós também temos uma história”, ao invés de “apenas temos”. COSTA, Lidiana Emído Justo da. Avanços e rupturas nas produções da Intelectualidade Africana e suas influências nos Estudos Afro-Brasileiros. Porangatu, Goiás. v.8, n.1, e-811901, jan./jun. 2019, p.8. Acerca da perspectiva historiográfica que ficou conhecida como corrente da superioridade africana, analise as afirmativas a seguir: I – Essa corrente foi marcadamente influenciada pelo contexto em que os movimentos de independência ganharam força em África. II – Um de seus objetivos era recuperar a História dos povos africanos e refletir sobre a identidade do continente. III – De acordo com essa perspectiva, seguindo um movimento da historiografia francesa do período, apenas os documentos escritos eram considerados válidos. IV – Apesar desta corrente historiográfica estar centrada no continente africano, a maior parte de seus estudos foi realizada em universidades fora da África. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: II, III e IV, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
A respeito da historiografia africana, surgida nos anos de 1940 a 1970 em resposta aos escritos europeus que viam o continente ainda com o olhar colonizador e imperialista, que ficou conhecida como "Superioridade Africana", podemos dizer que as afirmativas corretas são I e II.
R: As afirmativas I e II estão corretas.
Análise das Afirmativas sobre Historiografia Africana
I. Está CORRETA, pois os movimentos sobre Superioridade Africana ganharam força com os movimentos decoloniais na África, principalmente com líderes como Thomas Sankara.
II. Está CORRETA, pois até então tudo o que havia documentado do continente africano era com os olhares imperialistas dos países europeus, portanto esse movimento teve como principal objetivo resgatar a memória e a identidade africana.
III. Está INCORRETA, pois uma das principais fontes históricas africanas é a Tradição Oral, e esse movimento é justamente a exaltação da cultura africana, não se atendo a modelos europeus.
IV. Está INCORRETA, pois esse movimento foi realizado por escritores africanos e não por universidades estrangeiras.