Considere o excerto a seguir: De acordo com Schmidt (2002), o professor de História pode ensinar o aluno a adquirir as ferramentas de trabalho necessárias; o saber-fazer bem, lançar os germes do histórico. Ele é responsável por ensinar o aluno a captar e a valorizar a diversidade dos pontos de vista. Ao professor cabe ensinar o aluno a levantar problemas e reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de história temas em problemática. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2002. A partir de sua análise podemos afirmar que: I. O professor desprende-se do seu eu, legando ao aluno o lugar de fala, respeitando-o enquanto sujeito histórico e promovendo a interação no processo de ensino. II. O conhecimento é poder e os discursos históricos são dotados de intencionalidade, logo devemos levar essa noção crítica também aos alunos, dando-lhes a capacidade de opinar. III. O professor historiador deve analisar e usar teorias como ferramentas, avaliá-las com a mesma precisão que o historiador busca em suas fontes, utilizar de múltiplos dispositivos para tornar a história atrativa e não distante do cotidiano do aluno. É correto o que se lê em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Todas as afirmativas estão corretas.
O professor da disciplina de História deve se baser na perspectiva construtivista de ensino, no sentido de promover que os alunos desenvolvam o senso crítico, favorecendo o dsenvolvimento de opiniões sobre os acontecimentos históricos.
Para isso, é preciso que os educadores estimulem os alunos a pensar, refletir e contextualizar os eventos históricos, ao mesmo tempo em que podem se projetar diante das fontes trabalhadas.
Perguntas interessantes
Informática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás