História, perguntado por moneandre100, 8 meses atrás

Considere o excerto a seguir:

“Arthur Ramos teria sido o primeiro a falar de democracia racial, mas Freyre levou a fama. Mas é preciosismo saber quem foi o primeiro, pois o tema estava na agenda nacional, via Estado Novo, e ganhou resultados fora do Brasil. Não se pode esquecer o impacto que essa idéia teve no exterior, como no caso exemplar, uma grande democracia racial. A idéia do mito é forte e ganha diferentes conotações. Quando falamos em mito, não é no sentido de mentira. Hoje se pensa menos no que o mito esconde e mais no que o mito revela. Quando se pensa na análise estrutural do mito, eles trabalham em espiral, falam entre si e o tempo todo de elementos que estão aqui na nossa realidade social. Então, eu penso que é preciso levar a sério o mito, porque ele já foi desmontado muitas vezes e continua presente. O que significa levar a sério o mito? Não é dizer 'temos democracia racial'. Não, não temos. Praticamos uma política perversa de exclusão e de discriminação. Então, não há a tal democracia social ou racial, mas também não acho que devemos apostar em modelos de fora, análises que dicotomizam a realidade entre negros e brancos. [...] A mestiçagem é uma realidade, mas o problema não é a constatação da mestiçagem, mas a qualificação positiva sempre da mestiçagem. Mestiçagem não é sinônimo de igualdade. Mestiçagem não é obrigatoriamente sinônimo de ausência de discriminação. É esse o vácuo que me incomoda”.

Lilian Schwarcz discute a relação entre ciência e racismo no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 26 Ago. 2019.


No trecho da entrevista acima, Lilian Schwarcz fala a respeito da ideia de que o Brasil seria uma Democracia Racial. Com base na análise de sua fala e dos conteúdos trabalhados pela disciplina em torno do tema, produza um texto dissertativo abordando as críticas que são feitas em torno do conceito de "Democracia Racial" no Brasil e por que muitos estudiosos se referem a ela como um "mito".


Atenção!

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.

*Primeiro passo: Realize uma leitura atenta do texto "O mito da democracia racial e a mestiçagem no Brasil" de Domigos Petrônio disponível na pasta do Material da Disciplina.
*Segundo passo: Elabore um texto, dissertativo argumentativo, conforme o que foi solicitado no comando da atividade.
*Terceiro passo: Realize uma correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina.
*Quarto passo: Anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade.
*Quinto passo: Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após "Finalizar", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
7

O termo democracia racial diz respeito a possibilidade de todas as raças coexistirem de forma pacífica e igualitária dentro de um mesmo país.

É importante notar que no Brasil o referido termo tem bastante valor tendo em vista todo o contexto histórico da escravidão em que as pessoas passaram a ver o negro de forma preconceituosa.

Nesse sentido, cumpre notar que a democracia racial vem exatamente como forma de possibilitar igualdade para todos bem como uma diminuição do preconceito.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes