História, perguntado por Jeniferpedriali, 11 meses atrás

Considere o excerto a seguir:

A Revolução Francesa não foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado, no sentido moderno, nem por homens que estivessem tentando levar a cabo um programa estruturado. Nem mesmo chegou a ter "líderes" do tipo que as revoluções do século XX nos têm apresentado, até o surgimento da figura pós-revolucionária de Napoleão. Não obstante, um surpreendente consenso de idéias gerais entre um grupo social bastante coerente deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva.

HOBSBAWM, E. A Era das Revoluções, 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016 (adaptado).



O texto apresentado foi escrito por Eric Hobsbawm, um dos mais importantes historiadores do século XX. Nesse fragmento, o autor explica que, apesar de a Revolução Francesa não ter possuído líderes específicos, ela ocorreu como uma forma organizada de ideias gerais e de um determinado grupo social.

De acordo com o conteúdo estudado sobre essa revolução, assinale a alternativa que apresenta corretamente as ideias que nortearam a Revolução Francesa e o grupo social coerente que deu, para ela, uma unidade efetiva:


Alternativa 1:
Liberalismo Clássico - Nobreza.

Alternativa 2:
Liberalismo Clássico - Clero.

Alternativa 3:
Liberalismo Clássico - Burguesia.

Alternativa 4:
Socialismo Científico - Burguesia.

Alternativa 5:
Socialismo Científico- Proletariado.


HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA - 2018

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
28

Alternativa 3:

Liberalismo Clássico - Burguesia.

A Revolução Francesa compreendeu um movimento de grande importância histórica, pelo fato de representar a união da burguesia ao proletariado, em prol de causas em comum.

Diante disso, a burguesia apresentava o objetivo de tirar o rei absolutista Luis XVI, que empregava um sistema extremamente autoritário, além de buscar a efetivação de direitos civis.

Perguntas interessantes