Considere o cruzamento de um bode sem chifres com três cabras. Em cada cruzamento, foi gerado apenas um filhote. Observe os dados na tabela:
Admita que a ausência de chifres em caprinos seja uma característica monogênica dominante. Utilizando as letras A e a para representar os genes envolvidos, determine os genótipos do bode e das três cabras.
Soluções para a tarefa
Vamos pensar que ausência de chifres acaba sendo uma característica dominante e conseguimos ver isso através da nossa tabela já que dois indivíduos acabaram nascendo sem chifres . Por conta dos pais devem acabar tendo pelo menos um alelo A.
Observando podemos então ver que as cabras 1 e 2, com chifres, vão ter o genótipo aa. Agora no caso do cruzamento entre o bode sem chifres e a cabra 3, também sem chifres, originou um cabrito com chifres, podemos pensar que o bode e a cabra 3 serão heterozigotos para essa característica, possuindo genótipo Aa.
Espero ter ajudado em algo!
Sendo os genes envolvido “A” dominante para não ter chifres e “a” recessivo para ter chifres, temos que a cabra progenitora 1 é heterozigota “Aa” pois a sua prole não possui chifra e é “aa”
A cabra 2 pode ser heterozigota “Aa” ou homozigota “AA” pois a sua prole possui chifre também, tudo irá depender do outro individuo progenitor.
Já a cabra 3 é homozigota “aa” pois possui chifre, e o seu filhote não, ou seja, o outro progenitor é heterozigoto “Aa” ou homozigoto “AA”
Diversas características de todos os seres vivos são determinadas assim, a partir da dominância de determinados alelos e genes no genótipo do animal.
Caso queira estudar mais:
https://brainly.com.br/tarefa/1954151