Considere o cartum e o texto abaixo, aproveite para praticar as estratégias de leitura que você aprendeu para responder às questões abaixo.
(escoladeanimais.com/blog/2007/04/cartum.htm)
Conteúdo próprio para tirar força do YouTube
No final de março, foi lançado mundialmente o www.southparkstudios.com. Elaborado pelos criadores do desenho "South Park", Matt Stone e Trey Parker, o site permite que se assista às 12 temporadas da animação - por streaming e de graça. Ainda não existe algo desse calibre no Brasil, mas o pessoal já está se preparando.
A Rede Record possui o site "Mundo Record" (www.mundorecord.com.br), que exibe os principais programas da emissora. Novelas são disponibilizadas 25 horas após serem exibidas na TV.
A Globo Vídeos (video.globo.com) também coloca no ar grande parte da programação que vai para a TV. Mas, para ter acesso a esse conteúdo, é preciso ser assinante da Globo.com - na Record é tudo liberado. Procurado pelo reportagem, o site global não se manifestou.
O "Mundo Record", assim como a "Globo Vídeos", não exibe seus telejornais, folhetins e atrações em uma tacada só - um vídeo de 50 minutos, por exemplo. Tudo é "picotado" para ganhar o tal "tempo de internet".
(...)
DUAS TELEVISÕES - O YouTube é o grande responsável pela popularização dos vídeos online, afinal dá para achar tudo nele - conteúdo legal e ilegal. Segundo dados do Nielsen/NetRatings, o serviço tem 8,6 milhões de usuários domiciliares no Brasil. De acordo também com dados do próprio Google, a cada minuto dez horas de vídeo são colocadas no site. Então como concorrer com esse gigante? A resposta: conteúdo próprio para a web.
Multishow e MTV têm, hoje, seriados - importados e brasileiros - que são transmitidos apenas em seus sites. O ESPN 360 (www.espn.com.br/360), canal de vídeos da ESPN Brasil, também vem ganhando material próprio. Na Olimpíada de Pequim o site terá um videorrepórter especial para o evento.
É como se, aos poucos, as emissoras começassem a criar duas TVs diferentes: a tradicional e a da internet. "Cada vez mais vemos que dá para fazer uma MTV própria na rede sem depender da própria MTV", explica Zico Goes, diretor de programação da emissora.
Para Goes, outro fato que aos poucos vai se relevando é que a MTV está ganhando dois públicos distintos: aquele que só vê o Overdrive (serviço online de vídeos da emissora) e o que só acompanha o canal pela própria televisão tradicional.
Outra tendência, que já acontece muito, é os canais colocarem em seus sites algo que ficou de fora da TV. "É pegar o material bruto que foi ao ar e readaptá-lo para a web. Pode ser desde os melhores momentos de um programa ou cenas de bastidores dele", diz Daniela Mignani, gerente de marketing do Multishow. "Chamamos isso de conteúdo de degustação." A ESPN usa desse mesmo recurso em seus principais programas diários, como o noticiário SportsCenter, que vai ao ar à noite. Algumas horas depois, já de manhãzinha, é possível ver, editado, o "best of" do jornal esportivo no canal online 360.
A produção de material próprio para a rede ainda não é popular. Segundo Goes, os videoclipes correspondem a 40% da audiência do Overdrive. No ESPN 360, na Terra TV e na UOLTV, as reportagens são os campeões de visitas.
(http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo_virtual/2008/05/28)
Relacionando o texto com o cartum, assinale a alternativa correta.
a.
Com a ascensão do Youtube, a produção do material próprio para a internet popularizou-se nos últimos anos.
b.
A qualidade da programação própria das redes televisivas abertas é inferior àquela disponibilizada pelos canais a cabo.
c.
A qualidade da programação das emissoras de tevê não tem melhorado a despeito de sua disponibilidade na internet.
d.
Cada vez mais, a programação própria da rede televisiva vem ganhando espaço na internet.
e.
Para atender à grande demanda de usuários que acessam a internet, a programação das emissoras de tevê vem sendo “picotada”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
O texto menciona, “o pessoal das emissoras de tevê já está se preparando”
para concorrer com YouTube"
Resposta: D
Resposta: D
antomariapdf:
COM A ASCENÇÃO DO YOTUBE,A PRODUÇÃO DO MATERIAL PRÓPRIO PARA A INTERNT POPULARIZOU-SE NOS ULTIMOS ANOS
Perguntas interessantes