Matemática, perguntado por rebecaestivaletesanc, 1 ano atrás


Considere f e g funções reais de variável real definidas por f(x) = 2 – arcsen(x²+2x) com -π/18 < x < π/18 e g(x)=f(3x). Seja L a reta normal ao gráfico da função g-¹ no ponto (2, g-¹(2)), onde g-¹ representa a função inversa da função g. A reta L contém o ponto.
a) (-1, 6)
b) (-4, -1)
c) (1, 3)
d) (1, -6)
e) (2, 1)
Eu resolvi e quando chegou num determinado momento tive que aplicar derivada para encontrar o coeficiente angular da reta L. Será que haveria possibilidade de alguém resolver sem aplicar derivadas. Encontrei letra c.


Usuário anônimo: Resolver isso sem derivada... Tentei de todo jeito e ainda sim não vejo possibilidade de resolver isso sem derivar a função g(x). Não estou dizendo que é impossível, digo apenas que eu não enxerguei tal resolução rsrs.
rebecaestivaletesanc: Lucas, obrigada. Por acaso vc também encontrou letra c? Pode postar sua solução pra eu comparar com a minha?
Usuário anônimo: Eu nem cheguei a resolver, apenas tive a resolução (por derivadas) pronta em minha mente. Acredito que vou postar sim, só não sei quando rsrs.
Usuário anônimo: Rebeca, a resolução do exercício encontra-se logo abaixo. Espero que goste.
rebecaestivaletesanc: Eu encontrei letra c, mas acho que estou errada devido ao fato do novo domínio que vc encontrou para f(3x). Vc está certo quando encontrou letra d. Obrigada, gostei muito da solução.
Usuário anônimo: Não há de quê!

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5

Resposta: A reta normal l contém o ponto P'''=(1,-6). Com isso a alternativa d) está correta.

Explicação passo-a-passo:

Antes de tudo, considere f:\ \left]-\cfrac{\pi}{18}\ ,\ \cfrac{\pi}{18}\right[\longrightarrow\left[2-\cfrac{\pi}{2}\ ,\ 2+\cfrac{\pi}{2}\right] a função fornecida no enunciado, cuja lei de formação é dada por f(x)=2-arc\ sen\left(x^{2}+2x\right), e o respectivo domínio D(f), como vimos acima, é o seguinte conjunto:

D(f)=\left\{x\ \in\ \mathbb{R}:\ -\cfrac{\pi}{18}&lt;\ x\ &lt;\cfrac{\pi}{18}\right\}=\left]-\cfrac{\pi}{18}\ ,\ \cfrac{\pi}{18}\right[

O texto da questão também retrata uma função g(x), que equivale a f(3x), para todo x pertencente a D\left(f(3x)\right) \left(g(x)=f(3x),\ \forall\ x\ \in\ D\left(f(3x)\right)=\left(-\cfrac{\pi}{54}\ ,\ \cfrac{\pi}{54}\right)\right). Com isso temos g:\left]-\cfrac{\pi}{54}\ ,\ \cfrac{\pi}{54}\right[\longrightarrow\left[2-\cfrac{\pi}{2}\ ,\ 2+\cfrac{\pi}{2}\right], ou seja, verifica-se que D(g)=D\left(f(3x)\right), e a lei de formação de g(x) é dada por:

g(x)=f(3x)=2-arc\ sen\left((3x)^{2}+2(3x)\right)\ \ \ \Leftrightarrow

g(x)=2-arc\ sen\left(9x^{2}+6x\right)

Lembre-se que um ponto arbitrário (a,b) \left(a\ \in\ D(g)\right) pertence à curva representativa de g(x) (g é inversível) se, e somente se, o ponto (b,a) \left(b\ \in\ D\left(g^{-1}\right)\right) pertence ao gráfico da inversa g^{-1}(x). Aplicando esse conceito ao exercício proposto, temos que o ponto P'=\left(2,\ g^{-1}(2)\right) pertence à inversa g^{-1} se, e somente se, P''=\left(g^{-1}(2),\ 2\right) pertence à função g. Ou seja:

\left(2,\ g^{-1}(2)\right)\ \in\ g^{-1}\ \ \ \Leftrightarrow\ \ \ \left(g^{-1}(2),\ 2\right)\ \in\ g

Agora, basta achar o(s) valor(es) pertencente(s) ao domínio D(g) da função g, tal (tais) que g(x)=2. Igualando, obtém-se:

2-arc\ sen\left(9x^{2}+6x\right)=2\ \ \ \Leftrightarrow

arc\ sen\left(9x^{2}+6x\right)=0\ \ \ \Leftrightarrow

sen\left(arc\ sen\left(9x^{2}+6x\right)\right)=sen(0)\ \ \ \Leftrightarrow

9x^{2}+6x=0\ \ \ \land\ \ \ x\ \in\ \left]-\cfrac{\pi}{54}\ ,\ \cfrac{\pi}{54}\right[\ \ \ \Rightarrow

x=0

Logo, depreende-se que g^{-1}(2)=0. Para encontrar a derivada da função g^{-1}(x) no ponto P'=\left(2,\ g^{-1}(2)\right)=(2,0), deve-se derivar a função g. Logo:

g'(x)=(-1) \cdot \cfrac{1}{\sqrt{1-\left(9x^{2}+6x\right)^{2}}} \cdot \left(9x^{2}+6x\right)'\ \ \ \Rightarrow

g'(0)=(-1) \cdot 6=-6

E a derivada \left(g^{-1}(2)\right)', que é a inclinação da reta tangente ao gráfico de g^{-1}(x) no ponto P'=(2,0), é obtida (por meio da fórmula da derivada de uma função inversa) do seguinte modo:

\left(g^{-1}(2)\right)'=\cfrac{1}{g'\left(g^{-1}(2)\right)}=\cfrac{1}{g'(0)}\ \ \ \land\ \ \ g'(0)=-6\ \ \ \Rightarrow

\left(g^{-1}(2)\right)'=-\cfrac{1}{6}

Por fim, sabe-se que a normal l, por definição, é perpendicular à reta tangente e também sabemos que ela passa por P'=(2,0). É fácil perceber que ela tem coeficiente angular m=6, pois 6 \cdot \left(-\cfrac{1}{6}\right)=-1 (o produto das inclinações de retas perpendiculares é -1), logo a equação da normal será l:\ 6x-y-12=0. Verificando cada uma das alternativas correspondentes, conclui-se que o único ponto que satisfaz a equação da normal l é o ponto P'''=(1,-6).

Um grande abraço!

Anexos:

rebecaestivaletesanc: Eu encontrei letra c, mas acho que estou errada devido ao fato do novo domínio que vc encontrou para f(3x). Vc está certo quando encontrou letra d. Obrigada, gostei muito da solução.
Perguntas interessantes