Considere f e g funções reais de variável real definidas por f(x) = 2 – arcsen(x²+2x) com -π/18 < x < π/18 e g(x)=f(3x). Seja L a reta normal ao gráfico da função g-¹ no ponto (2, g-¹(2)), onde g-¹ representa a função inversa da função g. A reta L contém o ponto.
a) (-1, 6)
b) (-4, -1)
c) (1, 3)
d) (1, -6)
e) (2, 1)
Eu resolvi e quando chegou num determinado momento tive que aplicar derivada para encontrar o coeficiente angular da reta L. Será que haveria possibilidade de alguém resolver sem aplicar derivadas. Encontrei letra c.
Soluções para a tarefa
Resposta: A reta normal contém o ponto . Com isso a alternativa d) está correta.
Explicação passo-a-passo:
Antes de tudo, considere a função fornecida no enunciado, cuja lei de formação é dada por , e o respectivo domínio , como vimos acima, é o seguinte conjunto:
O texto da questão também retrata uma função , que equivale a , para todo pertencente a . Com isso temos , ou seja, verifica-se que , e a lei de formação de é dada por:
Lembre-se que um ponto arbitrário pertence à curva representativa de ( é inversível) se, e somente se, o ponto pertence ao gráfico da inversa . Aplicando esse conceito ao exercício proposto, temos que o ponto pertence à inversa se, e somente se, pertence à função . Ou seja:
Agora, basta achar o(s) valor(es) pertencente(s) ao domínio da função , tal (tais) que . Igualando, obtém-se:
Logo, depreende-se que . Para encontrar a derivada da função no ponto , deve-se derivar a função . Logo:
E a derivada , que é a inclinação da reta tangente ao gráfico de no ponto , é obtida (por meio da fórmula da derivada de uma função inversa) do seguinte modo:
Por fim, sabe-se que a normal , por definição, é perpendicular à reta tangente e também sabemos que ela passa por . É fácil perceber que ela tem coeficiente angular , pois (o produto das inclinações de retas perpendiculares é ), logo a equação da normal será . Verificando cada uma das alternativas correspondentes, conclui-se que o único ponto que satisfaz a equação da normal é o ponto .
Um grande abraço!