Português, perguntado por oliveiravaldehilza, 1 ano atrás

considere este pensamento de Olga:
E a terra nao era dele? Mas de quem era,entao,tanta terra abandonada que se encontrava por ai?(...) Por que esse acaparamento, esses latifundios inuteis e improdutivos?

Sabendo que a obra Triste fim de Policarpo Quaresma foi escrita durante a Republica Velha (1889-1930) em que predominavam os interesses da oliguarquia rural, responda:

A) Que relação ha entre esse trecho e o conytexto sociopolitico da epoca?

B) Para que tipo de mudança social e economica apontam as reflexoes de Olga ( e do proprio Lima Barreto) sobre o assunto?

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
1634
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

Esse exercício faz referência a um trecho de Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance do autor brasileiro Lima Barreto.

a) A relação entre o pensamento de Olga em destaque e o contexto sociopolítico é a questão dos grandes latifúndios. O período da República Velha foi muito conhecido pela chamada "política do café com leite", em referência ao monopólio político das regiões de São Paulo e Minas Gerais, grandes produtores de café e leite. Logo, o pensamento de Olga critica o acúmulo de terras nas mãos dos grandes produtores, enquanto os pequenos agricultores não tinham acesso a terras produtivas para trabalhar.

b) A mudança apontada pelas reflexões da personagem e do autor apontam para a reforma agrária, assunto que se estende praticamente desde a chegada dos colonizadores ao Brasil até a atualidade.
Perguntas interessantes