Considere este fragmento de texto: “Pestalozzi e Froebel iniciam [...] um movimento de oposição à tradição secular, dominante no ensino da música, que se concretiza no século XX, com os trabalhos de Orff, Dalcroze, Kódaly, Willems, Gainza, Martenot, Schafer. Esses autores, tomando como base as ideias de Pestalozzi e Froebel, propõem uma nova metodologia para o ensino da música onde o fazer musical, a exploração sonora, a expressão corporal, o escutar e perceber consciente, o ato de improvisar e criar, a troca de sentimentos, a vivência pessoal e a experiência social oportunizariam a experiência concreta antes da formação de conceitos abstratos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O Ensino da Música na Escola Fundamental: um estudo exploratório. Mestrado em Educação – PUCMG, Belo Horizonte/MG, 2001. p. 43. Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, em relação ao propósito das tendências mais recentes no ensino de música, associe com os respectivos números as explicações pertinentes a cada atividade a seguir: 1. O hábito de escutar 2. A exploração sonora 3. A criação de grafismos 4. O gesto corporal 5. A criação musical ( ) Quando o professor direciona a experimentação através do reconhecimento sonoro. ( ) É a representação sonora por meio de desenhos de partituras. ( ) Tem a função de desencadear um som por meio do gosto. ( ) Adquire-se a partir de uma prática constante, a cada aula. ( ) Possibilita organizar os sons e transformá-los em música. Diante das informações acima, assinale a sequência correta: A 3 – 1 – 4 – 5 – 2 B 1 – 2 – 3 – 5 – 4 C 2 – 3 – 4 – 5 – 1 D 2 – 3 – 4 – 1 – 5 E 2 – 1 – 5 – 4 – 3
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
A alternativa que considero correta é:
D 2 – 3 – 4 – 1 – 5
Veja:
1. O hábito de escutar
2. A exploração sonora
3. A criação de grafismos
4. O gesto corporal
5. A criação musical
( 2) Quando o professor direciona a experimentação através do reconhecimento sonoro.
( 3) É a representação sonora por meio de desenhos de partituras.
( 4) Tem a função de desencadear um som por meio do gosto.
( 1) Adquire-se a partir de uma prática constante, a cada aula.
( 5) Possibilita organizar os sons e transformá-los em música.
Essas experiências possibilitam ao aluno a ter o contato com a música de modo mais prazeroso e significativo. Ele não somente conhecerá música, como também a compreenderá como parte da nossa cultura, ou seja, a verá como mais uma das muitas manifestações culturais e que precisa ser valorizada, independente de gênero musical.
Essa didática de escutar, explorar os sons, criar grafismos, trabalhar com gestos musicais e criar música traz ao alunos experiências de contato com a música antes mesmo de conhecer a sua parte teórica.
D 2 – 3 – 4 – 1 – 5
Veja:
1. O hábito de escutar
2. A exploração sonora
3. A criação de grafismos
4. O gesto corporal
5. A criação musical
( 2) Quando o professor direciona a experimentação através do reconhecimento sonoro.
( 3) É a representação sonora por meio de desenhos de partituras.
( 4) Tem a função de desencadear um som por meio do gosto.
( 1) Adquire-se a partir de uma prática constante, a cada aula.
( 5) Possibilita organizar os sons e transformá-los em música.
Essas experiências possibilitam ao aluno a ter o contato com a música de modo mais prazeroso e significativo. Ele não somente conhecerá música, como também a compreenderá como parte da nossa cultura, ou seja, a verá como mais uma das muitas manifestações culturais e que precisa ser valorizada, independente de gênero musical.
Essa didática de escutar, explorar os sons, criar grafismos, trabalhar com gestos musicais e criar música traz ao alunos experiências de contato com a música antes mesmo de conhecer a sua parte teórica.
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás