Química, perguntado por Mauder, 1 ano atrás

considere duas espécies de peixe. O peixe da especie A vive em águas superficiais oceânicas que possuem temperatura média de 23º C. A especie de peixe B vive em águas profundas do oceano. onde a temperatura média é de 5º C. Sendo que é importante que a membrana plasmática tenha fluidez para seu bom funcionamento ( não deve ser muito rígida nem muito fluida), qual das espécies de peixe deve ter mais ácidos graxos insaturados? E qual deles deve ter mais colesterol?

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
3
Olá,

A bicamada lipídica da membrana pode assumir dois estados;

o estado líquido ordenado, em que as cadeias carbônicas dos lipídios estão agrupadas de maneira regular, com limitação de movimento e está associado às temperaturas baixas.

e o estado líquido desordenado: em que as cadeias sofrem mais movimentação e não exibem um arranjo regular. Associado às temperaturas altas.

A célula tem a capacidade de regular a composição lipídica da membrana, resultando numa maior ou menor fluidez da membrana, esse artifício é importante pois a membrana tem que ter um certo grau de fluidez, com certa independência da temperatura em que se encontra, ela deve tolerar variações de temperatura sem perder sua fluidez. 

A existência de ácidos graxos insaturados, conferem à membrana uma maior fluidez devido aos dobramentos na cadeia acila, causados pelas insaturações, não permitindo um arranjo muito ordenado.


Enquanto os ácidos graxos de cadeia saturada, cujas cadeias ficam bem estiradas, tendem a se agrupar em uma arranjo ordenado, conferindo maior rigidez à bicamada. 



O peixe B que vive a temperaturas baixas, 5oC, terá maior quantidade de ácidos graxos insaturados em sua bicamada lipídica, de forma à conferir mais fluidez à membrana, para compensar o efeito da baixa temperatura, se não houvesse esse artifício, sua membrana teria uma estrutura rígida.
O peixe A, que vive a temperaturas mais altas, terá menor teor de ácidos graxos insaturados, pois sua membrana será mais fluida devido à temperatura a que se encontra.


Os esteróis como o colesterol, produzem ambos os efeitos, quando se associam aos lipídios de cadeia acil graxas insaturadas, tendem a limitar o movimento da bicamada lipídica. 

E quando se associam às cadeias graxas saturadas longas, tendem a tornar a bicamada mais fluida


Desta forma, o conteúdo de colesterol deve ser o mesmo em ambos, considerando que ele produz os dois efeitos.
Perguntas interessantes