Português, perguntado por sergiovesper3084, 1 ano atrás

Considere as seguintes regras relativas ao uso de pronomes oblíquos átonos:Regra 1:O pronome a(s)/o(s) e suas variantes – la(s), na(s), lo(s), no(s) – é usado como objeto direto ou predicativo do sujeito.Regra 2:O pronome lhe(s) é usado como objeto indireto e outros termos preposicionados (complemento nominal, adjunto adnominal de posse).De acordo com as regras acima e respeitando a norma padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA quanto ao uso do pronome oblíquo átono destacado.(A) Paulo sabia que a mulher lhe amava mais que tudo.(B) Marta estava nervosa, mas conseguimos tranquilizá-la.(C) O cão ainda parecia abatido. Por isso, tornei a dá-lo o remédio.(D) Convidei-lhes a entrar um pouco, enquanto esperavam o professor.(E) Chamei Cláudia e entreguei-a o dinheiro para as compras.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
188

(A) Paulo sabia que a mulher lhe amava mais que tudo.

Incorreto - O verbo "amar" rege complemento sem preposição (quem ama ama alguém, não a alguém). Logo, o pronome oblíquo tem valor de objeto direto. Deveria ser: "... que a mulher o amava..."


(B) Marta estava nervosa, mas conseguimos tranquilizá-la.

Correto - O verbo "tranquilizar" rege complemento sem preposição (quem tranquiliza tranquiliza alguém). Logo, o pronome oblíquo tem valor de objeto direto.


(C) O cão ainda parecia abatido. Por isso, tornei a dá-lo o remédio.

Incorreto - O verbo "dar" rege complemento com preposição (quem dá dá algo a alguém, no caso ao cão). Assim, o pronome oblíquo tem valor de objeto indireto. Deveria ser: "... tornei a dar-lhe o remédio".


(D) Convidei-lhes a entrar um pouco, enquanto esperavam o professor.

Incorreto - O verbo "convidar" rege complemento sem preposição (quem convida convida alguém, não a alguém). Então, o pronome oblíquo tem valor de objeto direto. Deveria ser: "Convidei-o a entrar um pouco..."


(E) Chamei Cláudia e entreguei-a o dinheiro para as compras.

Incorreto - O verbo "entregar" rege complemento com preposição (quem entrega entrega algo a alguém). Assim, o pronome oblíquo tem valor de objeto indireto. Deveria ser: "... e entreguei-lhe o dinheiro..."


Alternativa B.

Respondido por HARANCAIO
40

Resposta:letra B

Explicação fiz no positivo e está certa

Perguntas interessantes