Considere as seguintes equações quimicas:
I Cd^2+ (aq) + S^2- (aq) -----> CdS (s)
II CaCO^3 (s) ---------> CaO(s) + CO^2(g)
III SO2 (g) + 1/2 O2(g) -----> SO3(g)
IV HgS (s) ----->Hg(i) +S(s)
Representam reações de oxirredução:
a- I e II
b-I e III
c- II e III
d- II e IV
e- III e IV.
Por favor me ajudem,gostaria da justificativa tbm obg.
Soluções para a tarefa
Olá.
Para que uma reação seja de oxirredução, obrigatoriamente deveremos ter um elemento que sofra oxidação (o valor da carga aumenta) e outro que sofra redução (o valor da carga diminui). Vamos analisar as reações abaixo:
Reação I:
A carga dos íons Cádmio e Enxofre no lado dos reagentes é +2 e -2 respectivamente. Quando ambos se juntam, formando um sólido, a carga da molécula é nula. Porém, o composto CdS ao ser dissolvido em água, ainda apresentará os íons com as mesmas cargas. Como não houve oxidação nem redução, a reação não é de oxirredução.
Reação II:
No composto CaCO₃, a carga do cálcio é +2 e do oxigênio é -2. Nos produtos, ambos esses elementos continuam apresentando as mesmas cargas. Como não houve oxidação nem redução, a reação não é de oxirredução.
Reação III:
No composto SO₂, a carga do enxofre é +4. Na molécula de O₂, por ser uma substância simples, a carga do oxigênio é 0. No lado dos produtos, a carga do enxofre é +6 e do oxigênio é -2. Assim, o enxofre sofreu oxidação e o oxigênio sofreu redução. Assim, essa reação é de oxirredução.
Reação IV:
No composto HgS, a carga do mercúrio é +2 e do enxofre é -2. No lado dos produtos, temos duas substâncias simples, ou seja, a carga do mercúrio é 0 e do enxofre também. O mercúrio sofreu redução e o enxofre sofreu oxidação. Assim, essa reação é de oxirredução.
A alternativa correta é a letra E.
Espero ter ajudado ;)