considere as seguintes curvas de crescimento das populações de duas espécies A e B sabendo q A foi introduzida na ilha X e B, na ilha Y.
analisando as curvas discuta o que pode explicar as semelhanças e diferenças no desenvolvimento das duas populações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Observe que o texto da questão deixa claro que as duas espécies foram colocadas em ilhas distintas, ou seja, ambientes distintos.
Estando uma em cada ambiente sofrerão o que podemos chamar de adaptação (conceitos estudados em neodarwinismo). Perceba que no início ambas tiveram uma boa adaptação e um crescimento satisfatório nas condições implícitas, mais ou menos de 1940 a 1950. Repare que após 1950, no caso da população A houve uma estabilização e atinge uma curva real de crescimento, ou seja, se adaptou bem e, talvez por não haver predadores naturais ou competição atinge uma estabilidade populacional (lembrando que essa interpretação depende muito do nicho desta espécie que não fora fornecido no texto).
Observe que B apresenta uma queda brusca em relação ao tamanho populacional, o que pode nos levar a pensar em uma catástrofe, predatismo acentuado, competição com outros mais bem sucedidos, doença, fatores genéticos, extermínio...etc. Observe que quando a reta toca o eixo, nos dá a interpretação de extinção desta população, ou seja, não conseguiu sobreviver neste ambiente.