Considere as seguintes afirmativas: (I) A experiência de Hans Christian Oersted comprovou que um elétron é desviado, ao se deslocar em um campo magnético, na mesma direção do campo (θ=0°). (II) Ao partirmos um ímã ao meio, separamos o pólo Norte magnético do pólo Sul magnético, dando origem a dois novos ímãs monopolares. (III) Quando uma partícula carregada desloca-se paralelamente ao vetor campo magnético, a força magnética sobre ela é nula. Assinale a alternativa correta, considerando a expressão F = q.v.B.senθ, sendo θ o ângulo entre v e B:*
A)Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
B)Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
C)Todas as afirmativas são verdadeiras.
D)Somente a afirmativa III é verdadeira.
E)Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
A alternativa que indica o índice de respostas corretas é a letra D) somente a afirmativa III é a verdadeira.
Vamos aos dados/resoluções:
I - Está incorreta. E isso acontece pois a experiência de Oersted afirma que "sempre que um dispositivo é percorrido por corrente elétrica surge, ao seu redor, um campo magnético".
Além disso, se um elétron é lançado paralelamente a um campo magnético, ou seja, se sua trajetória forma um ângulo de 0º ou 180º com as linhas de indução magnéticas, a força magnética em si que atua sobre ele é nula, podendo até mesmo atravessar o campo magnético sem sofrer desvio em sua trajetória.
II - Também está incorreta. Porque é impossível obtermos um ímã monopolar, no caso, com apenas um pólo magnético.
III - Essa está correta. Lembre-se que F = B.q.v senα.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)