Português, perguntado por rodrigofenixb, 6 meses atrás

Considere as seguintes afirmações, relacionadas ao excerto de O cortiço:I. O sol, que, no texto, se associa fortemente ao Brasil e à “pátria”, é um símbolo que percorre o livro como manifestação da natureza tropical e, em certas passagens, representa o princípio masculino da fertilidade.II. A visão do Brasil expressa no texto manifesta a ambiguidade do intelectual brasileiro da época em que a obra foi escrita, o qual acatava e rejeitava a sua terra, dela se orgulhava e envergonhava, nela confiava e dela desesperava.III. O narrador aceita a visão exótico-romântica de uma natureza (brasileira) poderosa e transformadora, reinterpretando-a em chave naturalista.Aplica-se ao texto o que se afirma em
1 ponto
a) I, somente.
b) II, somente.
c) II e III, somente.
d) I e III, somente.
e) I, II e III.

texto:

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e 1tragava dois dedos de parati 2“pra cortar a friagem”.Uma 3transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, 4reviscerando-lhe o corpo e 5alando-lhe os sentidos, num 6trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia-se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil 7patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; 8tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso, 9resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros.E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. (...)E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, 10posto que em detrimento das suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a música, compreendia até as intenções ,poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte 11dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos príncipes voluptuosos.Aluísio Azevedo, O cortiço.

Soluções para a tarefa

Respondido por luiscarlitossilvaoli
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Resposta:

I,II e III

Explicação:

I. Correta.  

A influência do ambiente sobre o indivíduo é um dos pressupostos do Determinismo, vertente ideológica que orienta o livro de Aluísio Azevedo. Cabe lembrar, por exemplo, que preguiça do português Jerônimo se deve em grande parte ao seu contato com a natureza tropical. Além disso, na cena em que Pombinha conhece a primeira menstruação, o sol, mais que espectador, é participante personificado e virilizado.  

II. Correta.  

No segundo parágrafo, o narrador (manifestação da visão intelectualizada) tece comentários desabonadores ao Brasil, considerando a má influência dos trópicos sobre o indivíduo (“tornava-se liberal, imprevidente e franco, [...] adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso“). No quarto parágrafo, ao contrário, expõe uma visão mais simpática da cultura brasileira, capaz de educar os sentido do estrangeiro, fazendo-o adaptar-se à natureza “selvagem e alegre”, superior na grandiosidade dos seus “maravilhosos despenhadeiros ilimitados”.  

III. Correta.  

A perspectiva adotada pelo narrador destaca o exotismo dos “usos e costumes brasileiros”, resgatando algo da visão romântica, como as “intenções poéticas dos sertanejos” no canto de seus “amores infelizes”. Contudo, a marca naturalista é inequívoca, no registro dos efeitos da natureza sobre Jerônimo, “reviscerando- -lhe o corpo e alando-lhe os sentidos”.

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