Química, perguntado por PedroHenriqueCruz, 1 ano atrás

considere as quatros moléculas representadas a seguir


A) Determine o número de carbono assimétrico em cada molécula

B) classifique as moléculas em diasteroisômeros e enantiômeros. Justifique

Me Ajuda Aí Galera urgente !!!!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
59
   Olá! Primeiro, vamos definir o que é carbono assimétrico : nada mais é do que um carbono que está ligado a outros 4 compostos diferentes.

   Sendo assim, podemos perceber que os dois átomos centrais de carbono dos 4 compostos são carbonos assimétricos. Um dos carbonos está ligado á um H, a um OH, a um COOH e a um C que possui outros ligantes que não o OOH igual a outra ligação. O outro carbono está ligado a um H, um CH³, um COOH e ao outro carbono central com vários ligantes que não os OOH.

   Logo, há 2 carbonos assimétricos em cada composto. (A)

   Agora, vamos definir a diferença entre diastereoisômeros e enantiômeros. Resumidamente, enantiômeros são compostos isômeros que , ao colocar um espelho entre eles, um será a imagem rebatida do outro. Diz-se que um é a imagem especular do outro. Já diastereoisômeros são isômeros que não possuem essa característica, não são imagens especulares um do outro.

   Portanto, podemos dizer que os pares A e B, C e D são enantiomêros entre si, pois formam a imagem especular um do outro. Já os pares A e C, A e D, B e C, B e D são pares de diasteroisômeros entre si, pois são isômeros que não formam imagem especulares um do outro.. (B)
Perguntas interessantes