Considere as informações acima e dê sua opinião sobre o reconhecimento da literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial brasileiro
Soluções para a tarefa
Resposta:
Muito legal é o mesmo que
a expressão: literatura de cordel que não se refere em um sentido estrito a um gênero literário específico, mas ao modo como os livros eram expostos ao público, pendurados em barbantes, em uma especie de varal.
O cordel é um folheto que possui poemas populares, e são denominados assim principalmente na região Nordeste. Se dá como um patrimônio cultural imaterial brasileiro por conta de que o mesmo é característica marcante do povo da região.
Apesar de o cordel ser composto por poemas, há diferenças entre os dois, como o tipo de linguagem, as intenções desejadas e o uso de rimas.
Em um poema, o autor objetiva transmitir seus pensamentos e seus sentimentos sobre determinada questão, ou seja, as palavras utilizadas por ele têm um significado profundo. O uso de rimas é facultativo, podendo existir ou não, assim como a presença de metáforas.
Já em um cordel, há a presença da linguagem coloquial, humor e o uso de ironias e sarcasmos, além da presença obrigatória de rimas, podendo inclusive serem ilustrados. Eles recebem esse nome "cordel" por serem postos à venda pendurados em corda.
Veja mais sobre cordelistas em:
brainly.com.br/tarefa/6547288