Considere as funções f(x) = –x^2 + 2x + 3 e g(x) = x + 1. A quantidade de soluções inteiras da inequação f(x) ≥ g(x) é
Soluções para a tarefa
Introdução ao tema das inequaçãoes:
- Uma inequação é a desigualdade existente entre duas expressões algébricas, conectadas através dos sinais: maior que >, menor que <, menor ou igual a ≤, assim como maior ou igual a ≥, em que um ou mais valores desconhecidos aparecem chamados de desconhecidos, além de certos dados conhecidos
- A desigualdade existente entre as duas expressões algébricas só se verifica, ou melhor, só é verdadeira para determinados valores da incógnita. A solução de uma inequação formulada significa determinar, por meio de certos procedimentos, o valor que a satisfaz.
Solução do problema:
Queremos conhecer o conjunto de soluções inteiras () da inequação onde e , ou seja, temos que encontrar o conjunto de soluções da seguinte inequação de segundo grau:
Para resolver inequaçãoes quadráticas usamos o fato de que um polinômio pode mudar seu sinal apenas nos pontos onde é igual a zero. (Ou seja, os valores de x que tornam o polinômio igual a zero). Entre dois zeros consecutivos, um polinômio é apenas positivo ou apenas negativo.
Vamos resolver essa inequação de segundo grau como se fosse uma equação de segundo grau, portanto é possível aplicar Bhaskara ou fatoração, vamos aplicar o método de fatoração já que vamos aplicar esse método, o que faremos é reduzir o polinômio de segundo grau como o produto de dois polinômios de grau 1 de tal forma que o resultado de seu produto seja o mesmo polinômio de segundo grau que tínhamos anteriormente.
O próximo passo não é necessário, pois vamos multiplicar ambas as partes da inequação por -1 isso para poder eliminar o -x que temos na inequação, se fizermos isso, também devemos inverter a desigualdade, ou seja, que deixará de ser maior ou igual a ≥ e passará a ser menor ou igual a ≤ desta forma temos que:
Agora estudaremos os sinais das funções p e q. Primeiramente, calcule os seus zeros (valores de x no momento p(x) = 0 e q(x) = 0), pois assim determinaremos os pontos nos quais suas parábolas fazem intersecção com o eixo das abscissas (eixo x):
Note que para a função p(x) se substituirmos valores maiores que seu zero obtemos valores positivos e se for menor que seu zero obtemos valores negativos e para a função q(x) a mesma coisa acontece, portanto, o comportamento das funções é:
- Para p(x):
- Para q(x):
Plotando estas análises em intervalos reais ():
Se (x + 1)(x – 2) ≤ 0, teremos como solução todos os valores negativos apresentados no intervalo do produto, tais valores negativos aparecem entre os intervalos -1 ≤ x ≤ 2. Portanto, as soluções reais () da inequação -x² + x + 2 ≥ 0 em notação de intervalo é igual a:
As soluções da inequação estão entre um intervalo de -1 a 2, portanto as soluções inteiras são , respondendo ao seu questão a inequação tem 4 soluções inteiras.