Sociologia, perguntado por zacaronsalles, 11 meses atrás

)
Considere as alternativas seguintes sobre o período Socrático e indique a correta:

Alternativas:

a)
Enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento, indagando o homem para que avalie o limite das suas certezas.

b)
A filosofia teve seu nascimento determinado pela consolidação da pólis, com um modelo de democracia defendido em sua integralidade por pensadores como Sócrates e Platão por permitir que todo habitante participasse dos debates na condição de cidadão grego.

c)
Como discípulo de Sócrates, Aristóteles utilizou o método do mestre para elaborar as teorias sobre lógica e empirismo da análise formal.

d)
Em polêmica com os sofistas, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República, obra na qual demonstra ser o homem um animal político.

e)
Sócrates, para não ser condenado à morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua filosofia.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
15

Oi, tudo bom?

A alternativa correta é a letra A)Enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento, indagando o homem para que avalie o limite das suas certezas.

O que tem de errado nas outras alternativas?

B - Sócrates e Platão não iniciaram a filosofia em si, estavam um pouco adiante do seu nascimento. Outro erro é dizer que Platão defendia integralmente a democracia. A República de Platão, por exemplo, não é democrática, e sim aristocrática.

C - Aristóteles foi discípulo de Platão, e não de Sócrates.

D - Os sofistas eram mestres da arte de falar bem que vendiam os seus conhecimentos, os pensadores que teorizavam sobre a cidade nascer de um acordo ou contrato social só foram aparecer muito tempo depois, lá pelo Século XVII (17). Além disso, a República foi escrita por Platão, e não por Sócrates.

E - Sócrates não negou a filosofia, mesmo sendo condenado a morte. Ele resistiu aos ataques e declarou o seu amor pelo conhecimento, mesmo condenado.

Bons estudos!



zacaronsalles: obrigada!!
Perguntas interessantes