Português, perguntado por carolity5129, 11 meses atrás

Considere as afirmativas abaixo sobre o romance Dom Casmurro,de Machado de Assis. 1. A obediência de Bentinho às convicções religiosas maternas é um exemplo da importância dada pelo autor, na construção do enredo, à presença do catolicismo na sociedade brasileira, importância que se reflete também na construção de outras personagens da obra. 2. O fato de o narrador-personagem deter-se mais demoradamente no relato do período da infância, adolescência e namoro de Capitu e Bento, do que no relato do período adulto, quando casados, está relacionado, sobretudo, ao sentimento de plenitude e de felicidade que representaram aquelas fases para o protagonista. 3. O narrador protagonista, homem de cultura refinada, apresenta em longos trechos metalingüísticos a típica ironia machadiana em relação à tradição literária e aos autores estabelecidos. 4. No processo de enxergar no filho Ezequiel a imagem e semelhança do seu amigo morto Escobar, Bento Santiago procura convencer tanto a si mesmo como ao leitor da traição de Capitu. 5. O personagem José Dias reflete o caráter precário da autonomia social de certos indivíduos que não eram escravos nem proprietários na sociedade brasileira da época. Assinale a alternativa correta. -) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras. -) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras. Resposta correta:Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
18
Olá

Para essa questão a alternativa correta é a letra E.

A obra literária Dom Casmurro de Machado de Assis tem como principais características a temática obscura e recheada de teor de dúvidas por conta da possível traição de Capitu a Bentinho, é considerada também uma obra realista, justamente por não referir-se a uma realidade distorcida, idealizada.

As afirmativas 4 e 5 são verdadeiras pois: a escrita da obra apenas mostra a versão, o lado da história de Bentinho, que ao suspeitas da traição convence a si mesmo disso e tenta também convencer ao leitor. José Dias é, de fato, retrato "fiel do cidadão que ficava perdido no contexto social por não possuir nada, mas também não chegar no nível de ser escravo.

Boa noite! :)
Perguntas interessantes