Considere as afirmações sobre o surgimento das correntes migratórias mencionadas no texto. I. A política imigracionista atendia à necessidade de substituição da mão-de-obra escrava e à crescente demanda da empresa cafeeira.II. A Lei Eusébio de Queirós favoreceu a fixação dos imigrantes ao lhes possibilitar a compra de terras públicas.III. Segundo a concepção dos defensores da política imigracionista, a presença de europeus favoreceria o branqueamento da sociedade brasileira.IV. Governos europeus, no fim do século XIX, subsidiaram integralmente a vinda de camponeses ao Brasil São corretas SOMENTE: * 1 ponto a) I e II b) I e III c) II e III d) I, II e IV e) I, III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Alternativa D
Sobre a política imigracionista brasileira estão corretas apenas as afirmativas I e III. Deste modo, está correta a alternativa b.
As afirmativas II e IV estão incorretas, a primeira delas porquê a Lei Eusébio de Queirós não dispunha sobre compra de terras, mas sim sobre o tráfico negreiro. A IV está incorreta porque a migração das famílias camponesas normalmente era financiada por fazendeiros brasileiros.
O aumento no fluxo de imigrantes europeus para trabalhar nas lavouras brasileiras foi motivado pela iminente abolição dos escravizados, além de uma séries de alterações sociais e econômicas na Europa.
Com o advento da Revolução Industrial na Europa, o valor da mão de obra despencou e milhares de camponeses se virão retirados de suas terras para a produção de matéria prima industrial. Deste modo, o trabalho nas lavouras brasileiras parecia promissor.
Aliado a este fator, tem-se a iminente queda do sistema escravocrata com a abolição dos escravizados, que ocorreria em 1888. Além disso, pode-se citar a ascensão da política de branqueamento da população brasileira, com o estímulo da vinda de europeus e da formação de casais interraciais.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/1923106