Português, perguntado por gustavogs12, 11 meses atrás

Considere as afirmações que se seguem. Todas elas vinculam a poesia de Gregório de Matos aos princípios estéticos e ideológicos do Barroco brasileiro, EXCETO:
a) A vertente lírica da poética de Gregório de Matos cultuou o amor feito de pequenos afetos, da meiga ternura e dos torneios gentis, tendo como cenário o ambiente campestre e pastoril.
b) O “Boca do Inferno” insurgiu-se não só contra os desmandos administrativos e políticos da Bahia do século XVII, mas contra o próprio ser humano, que, na concepção do poeta, é por natureza corrupto e mau.
c) Os poemas religiosos de Gregório de Matos fundiram a contemplação da divindade, o complexo de culpa, o desejo de arrependimento e o horror de ser pó, sensações, enfim, freqüentes no atormentado espírito barroco.
d) O significado social do Barroco brasileiro foi marcante, uma vez que a poesia de Gregório de Matos revestiu-se de alto sentido crítico aos vícios e violências da sociedade colonial.
e) A produção literária de Gregório de Matos dividiu-se entre a temática lírico-religiosa e uma visão crítica das mazelas sociais oriundas do processo de colonização no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por sarajanezsouza
247

a) A vertente lírica da poética de Gregório de Matos cultuou o amor feito de pequenos afetos, da meiga ternura e dos torneios gentis, tendo como cenário o ambiente campestre e pastoril.

Respondido por yohannab26
57

  A poesia de Gregório de Matos NÃO cultua o amor feito de pequenos afetos, da meiga ternura e dos torneios gentis, tendo como cenário o ambiente campestre e pastoril. ( Alternativa A)

  O cenário da poesia Gregoriana é constituído por elementos da mitologia e também da natureza. A mulher é vista como entidade divina (contemplação da divindade), aquela que é inspiração para os anjos mas, ao mesmo tempo, desperta o amor carnal, aquele que provocados pelos desejos pervertido dos demônios.

Gregório de Matos criticou vários aspectos da sociedade, de cunho político ao religioso, como a Igreja Católica. Revestindo-se de alto senso crítico aos vícios e violências da sociedade colonial.

 Além das temáticas poéticas terem duas vertentes, a lírico-religiosa e uma política, visão crítica dos destroços sociais oriundas do processo de colonização no Brasil.

 

Para mais informações, acesse:

Temáticas de Gregório de Matos: https://brainly.com.br/tarefa/28660596

Anexos:
Perguntas interessantes