Considere as afirmações abaixo:
I.Um átomo possui (2x + 5) nêutrons e número de massa 3x + 5. Pode-se afirmar que o número atômico desse átomo é 5x +10.
II.No núcleo, região que concentra a massa do átomo, encontram-se os elétrons e os nêutrons.
III.Um ânion divalente com a seguinte distribuição eletrônica 1s22s22p63s2 3p6 possui número atômico 16.
IV.Quando um elétron se move de um nível de energia de um átomo para outro nível de energia mais afastado do núcleo do mesmo átomo há absorção de energia.
V.Átomos de elementos químicos diferentes que possuem a mesma relação A – Z são isótopos.
Estão corretas somente as afirmações:
a) I e II
b) III e IV
c) III, IV e V
d) I, II, III, IV
e) I e V
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra b: III e IV
Explicação:
I. Falsa. Sabemos que a relação entre a massa, o número atômico e o número de nêutrons é dada pela fórmula: A = Z + N, onde A é a massa, Z é o número atômico e N é o número de nêutrons do elemento.
Sendo assim, colocando Z em evidência na fórmula, teríamos: Z = A - N
Ao substituirmos as equações de A e de N, vamos obter o resultado de qual seria a equação de Z.
Z = 3x+5 - (2x + 5)
Z = 3x + 5 - 2x - 5
Z = x
Então, vemos que não obtivemos a equação de 5x + 10 que foi atribuída a Z neste primeiro tópico.
A relação estaria verdadeira, se a fórmula ao invés de ser Z = A - N, fosse Z = A + N, no qual daria, de fato, Z = 5x + 10.
II. Falsa. No núcleo encontramos os prótons e os nêutrons. Os elétrons se encontram na eletrosfera.
III. Verdadeira. Um ânion que chamarei de Y, quando ele é divalente, significa dizer que ele tem uma carga 2. Por ser um ânion, então é porque essa carga é negativa. Logo, tenho um ânion Y de carga -2. Quando temos uma carga negativa em um elemento é porque ele está ganhando elétrons e, neste caso específico, este elemento está ganhando 2 elétrons. Então, se a distribuição eletrônica deste ânion conta com 18 elétrons, é porque sua distribuição eletrônica do elemento neutro, tem 16 elétrons (que é o que teria antes de ganhar 2 elétrons e se tornar um ânion, passando a ter 18 elétrons, ao invés de 16 elétrons).
IV. Verdadeira. Um elétrons para passar de um nível energético para o outro ele precisa ser excitado. E, para isto ocorrer, ele precisa absorver energia.
V. Falsa. Os isótopos são elementos químicos iguais que possuem o mesmo número de próton, mas são diferentes no número de massa. Por exemplo, o carbono que conhecemos, possui número atômico 6 e massa 12. Um de seus isótopos que é bastante conhecido é o Carbono 14, que também tem 6 elétrons, mas possui massa igual a 14.
Espero ter ajudado.