História, perguntado por Estudantedomundo780, 8 meses atrás

Considere as afirmações a seguir em relação à Guerra dos Mascates ocorrida na capitania de Pernambuco, entre 1710 e 1711: *
I. A Guerra dos Mascates foi um conflito entre os comerciantes de Recife e os proprietários de terras de Olinda, no contexto em que, a primeira florescia e a segunda mostrava claros sinais de decadência.

II. A vitória dos comerciantes de Recife possibilitou a emancipação de sua vila e o fim da sujeição política, administrativa e jurídica a Olinda.

III. O discurso dos olindenses derrotados era aquele que os afirmava como nobres homens da terra, destituídos de suas prerrogativas por estrangeiros e seus descendentes aventureiros.

Está correto o que se afirma em

a)III apenas.

b)II e III apenas.

c)I apenas.

d)I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por philippe2hipo
33

Resposta:

letra D

Explicação:

Espero ter ajudado!

Anexos:
Respondido por bialindabia123
8

Resposta:

   Item d) I, II e III

Explicação:

   A Guerra dos Mascates diz respeito a uma disputa entre duas elites: a dos proprietários de terra de Olinda e a dos nascentes comerciantes de Recife. Recife era uma região sob o controle político-econômico da Vila de Olinda, o que colocava os interesses da elite mercantil sob julgo das necessidades da elite açucareira em decadência. Os olindenses se contrapunham a essa nascente elite comerciante, que consideravam como aventureiros, por isso o nome pejorativo de mascates. A vitória do conflito foi dos recifenses, que tiveram Recife elevada à condição de Vila, não estando mais sujeitos tanto politica como administrativamente à Olinda.

Perguntas interessantes