Considere a situação hipotética a seguir: Juliana é professora da Rede Básica de ensino há 28 anos. Ela reconhece que muitas transformações ocorreram no processo de ensino e aprendizagem, mas não abre mão de suas convicções quando o assunto é avaliação. Para ela, a avaliação possui caráter classificatório e certificativo, tornando-se julgadora e discriminatória e o mais importante, focada muito mais no resultado do que na trajetória percorrida pelo aluno na aquisição de conhecimento e habilidades. Analisando a situação apresentada, pode-se concluir que a professora Juliana prioriza a avaliação: Alternativas Alternativa 1: Diagnóstica - quando se inicia o processo de ensino e aprendizagem, permitindo ao professor melhorar seu planejamento. Alternativa 2: Formativa - que tem por objetivo avaliar o processo de ensino e aprendizagem e entender a caminhado do aluno. Alternativa 3: Somativa - etapa final do processo de ensino e aprendizagem, podendo ser medida através de provas. Alternativa 4: Socioemocional - porque valoriza os aspectos ligado as emoções dos alunos e o desenvolvimento destas ao longo do ano letivo. Alternativa 5: Valorizativa - valorizando toda a trajetória percorrida pelo aluno na construção do conhecimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Alternativa 3:
Somativa - etapa final do processo de ensino e aprendizagem, podendo ser medida através de provas.
Explicação:
Respondido por
0
A avaliação desenvolvida pela professora Juliana é compreendida como somativa, no sentido de que atua em prol da necessidade do resultado, muito mais do que pela trajetória do aluno (Alternativa 3).
A situação de Juliana representa uma ação em prol dos resultados, ou seja, ligado através de métricas como provas e resultados. Trata-se de uma avaliação legítima, todavia ultrapassada, pelo fato de que a avaliação formativa torna-se mais capaz de estimular o interesse dos alunos pelos conteúdos, assim como o reconhecimento dos erros, gerando um maior aprendizado.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/32256365
Anexos:
Perguntas interessantes