Considere a situação hipotética a seguir:
“A professora Maria de Lurdes é professora dos 8º anos do Ensino Fundamental e na troca de aula, ao entrar na turma “B” se depara com dois garotos rolando no chão da sala, chutando e socando um ao outro”.
Elaborado pela professora (2022).
Tal situação vem preocupando a professora que pensa em planejar estratégias para amenizar a violência entre os estudantes. Desta forma, Maria de Lurdes pode...
I. promover a reflexão e compreensão dos estudantes em relação às diversas representações da violência dentro da sociedade contemporânea.
II. estimular a autonomia dos estudantes, a organização e a criatividade para discutirem abertamente sobre as violências e como evita-las.
III. valorizar a autoavaliação dos estudantes sobre os próprios comportamentos dentro da escola.
IV. aplicar um projeto interdisciplinar que desenvolva o autocontrole diante das situações de conflitos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II, III e IV
Explicação:
A violência escolar sempre esteve presente nas salas de aula, porém tem evoluído com o passar dos anos. Ela pode acontecer de várias maneiras, e é través do diálogo, reflexão e empenho da comunidade escolar que podemos evitá-la. Dessa forma, estão corretas as hipóteses I, II, III e IV
Violência escolar não!
Existem várias formas de violência que constantemente acontecem na sociedade brasileira, é através do diálogo e da reflexão sobre o tema que podemos mudar as atitudes dos jovens.
A discussão sobre a temática da violência e o estímulo ao debate sobre os tipos de violência e como é possível evitar que elas aconteçam, faz com que os jovens se sintam cada vez mais seguros sobre o tema e se policiem para não naturalizar as violências presentes na nossa sociedade.
Após a reflexão e debate entre o grupo, é interessante estimular uma autoavaliação de cada um, revendo os comportamentos inadequados e que podem ferir os colegas, professores e comunidade escolar.
Uma boa alternativa também é integrar várias disciplinas para que a não violência e principalmente as formas de evitá-la, se tornem uma cultura escolar. O trabalho interdisciplinar é essencial para que o impacto das discussões seja positivo.
Para saber mais sobre violência escolar, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/23671488
#SPJ2