Considere a seguinte situação:
Você, enquanto educador, tem percebido que a ludicidade é tratada, na escola em que leciona, como um plano B, ou seja, quando a atividade programada não dá certo, os professores levam as crianças para os espaços de brincadeiras e jogos sem nenhum propósito, apenas para gastar o tempo que duraria a atividade programada. A partir de uma autocrítica, você percebeu que, às vezes, faz o mesmo e que, quando isso ocorre, a criança brinca, mas não vê sentido na atividade.
Para realizar este desafio, você deverá pensar nas etapas que antecedem a aplicação de uma atividade lúdica. Para tal, aponte, justifique e apresente os resultados do passo a passo a ser seguido pelo educador no desenvolvimento desta atividade. Lembre-se de trabalhar, adequadamente, as noções de corpo e imaginação na criança.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A atividade lúdica não reflexiva pode até gerar o prazer de brincar, mas, muitas vezes, nada acrescenta à vertente pedagógica. O trabalho com a ludicidade deve focar e desenvolver vários elementos, tais como corporeidade, imaginação e fantasia na criança, de forma que não deve ser feito sem reflexão. Nessa situação, o educador deverá, primeiramente, escolher a atividade lúdica e traçar os objetivos pedagógicos a serem alcançados. Em seguida, ele deverá pensar o método que utilizará para aplicar a atividade. Após a aplicação, é importante refletir juntamente com a turma sobre o que foi aprendido. Isso se justifica, na medida em que a criança consegue perceber o sentido de tal atividade, atribuindo-lhe significado. Espera-se que a criança brinque e aprenda ao mesmo tempo e, sobretudo, que tenha consciência de tal aprendizado.